Na quarta-feira, 11, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que encerrará as atividades da Central de Vacinas, que ficou localizada no Ginásio do Complexo Esportivo Municipal e funcionou desde março de 2021, aplicando mais de 84 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O espaço retomará a sua agenda esportiva. Segundo o município, a imunização contra o Coronavírus prosseguirá ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), algo que será iniciado na próxima segunda-feira, 16.
“A Central de Vacinas iniciou suas atividades em março de 2021 e, desde então, foram aplicadas mais de 84 mil doses de vacina contra a Covid-19, entre primeira e segunda dose, bem como doses de reforço, em Guaratuba. O município chegou ao índice de 94% do público acima de 5 anos vacinado com a 1ª dose e 88% com a 2ª dose”, detalha a assessoria da Prefeitura.
Segundo o município, a Central e as equipes que atuam no local cumpriram o seu papel com imunização de grandes públicos de forma diária. “Como a demanda por vacinas se regularizou, as atividades no Ginásio do Complexo Esportivo Municipal não são mais necessárias, passando a partir de segunda-feira, 16, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 para as Unidades Básicas de Saúde no período da tarde, 13h às 17h, em livre demanda.Para a mudança, a vacinação contra a Covid-19 não ocorrerá na sexta-feira, 13”, informa.
“A Prefeitura de Guaratuba agradece a todos os profissionais da saúde que passaram pela Central, assim como destaca a dedicação e ótimo trabalho de todas as equipes da Saúde durante a pandemia. A Secretaria Municipal da Saúde agradece a parceria da Secretaria Municipal do Esporte que cedeu seu espaço durante mais de um ano para a luta contra a Covid-19”, afirma o município.
Calendário de vacinação
De acordo com o município, a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço está sendo disponibilizada à população acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas. “Por conta do intervalo entre vacinas, para ser vacinado precisa ter tomado a 3.ª dose há quatro meses”, explica a Secretaria de Saúde.
A primeira e segunda dose, bem como a dose de reforço contra o Coronavírus, segue disponibilizada a toda a população com idade acima de 18 anos, conforme data presente na carteirinha de vacinação. Além disso, crianças a partir de cinco anos podem receber a primeira e segunda dose do imunizante contra a Covid-19, conforme data presente no comprovante de vacinação.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba