conecte-se conosco

Coronavírus

67% da população de Guaratuba já foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19

Município destacou redução de casos e mortes em julho e agosto, mas se mantém alerta com variante Delta

Publicado

em

Na sexta-feira, 13, a Prefeitura de Guaratuba emitiu um comunicado destacando a redução de casos e mortes decorrentes da Covid-19, o avanço na vacinação contra a doença, mas também frisou que o município e toda a população deve se manter alerta com as medidas de proteção e diagnóstico da enfermidade, visto a situação da variante Delta no Paraná. Até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nenhum caso da cepa em questão foi diagnosticado no litoral paranaense, entretanto a transmissão comunitária da variante no Estado já foi confirmada e um caso foi confirmado em Itapoá – SC, município que faz divisa com Guaratuba.

“Os casos de Covid-19 em Guaratuba diminuíram no último mês e a redução é ainda maior nos últimos 12 dias de agosto. Acompanhando esses números, também ocorreu a diminuição do registro de óbitos”, informa a assessoria da Prefeitura de Guaratuba. 

O município ressalta que o pior momento pandêmico enfrentado ocorreu em março de 2021, “quando foram registrados 853 novos casos de Covid-19, média de 213 casos semanais, e 48 óbitos apenas naquele mês”, complementa. “A inexistência de novas vagas para pacientes Covid no Pronto Socorro Municipal e a lotação de 96% de vagas de UTI em todo estado, fizeram com que o município tomasse medidas mais duras naquele período como o lockdown de 77 horas e barreiras restritivas nas entradas da cidade, que tiveram como resultado a diminuição de 61% de casos confirmados e redução dos óbitos Covid de 50% na média móvel nos 15 dias seguintes ao lockdown”, destacou.

Avanço na vacinação

Segundo a Prefeitura, o avanço da pandemia em 2020 e 2021 trouxe a necessidade de adoção de medidas restritivas avaliadas constantemente pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.  “A vacinação contra a Covid-19 também avançou nos grupos prioritários e encontrasse, atualmente, na faixa etária de 30 anos e totaliza 67% da população foco vacinada com a 1ª dose”, completa a assessoria com dados obtidos até o dia 12 de agosto de 2021.

“No mês de julho, ocorreu a confirmação de 148 novos casos, mesmo com o ajuste na base de dados do Estado que excluiu 81 casos registrados desde o início do ano, a média semanal permaneceu baixa (57), e foram registradas 16 mortes, sendo que destas, dois óbitos foram registrados apenas em agosto.  Já nos primeiros 12 dias de agosto houveram 62 novos casos de Covid-19, média de 5,1 casos por dia, e nenhum óbito registrado”, informa o município.

Variante Delta e diagnóstico da doença

Segundo a Prefeitura, apesar dos números de transmissão do Coronavírus em queda, é necessário que a população siga adotando a prevenção.”Precisamos ficar alertas e continuar com as medidas de prevenção como uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento. A variante Delta, 60% mais contagiosa que as demais segundo estudos, foi confirmada no exame de uma pessoa na quarta-feira, 11, na cidade vizinha de Itapoá – SC”, detalha.

Em caso de apresentar sintomas da Covid-19, o morador poderá fazer a autoavaliação pelo aplicativo “Dados do Bem” no link: https://dadosdobem.com.br/get-app/.  “A qualquer sinal de sintoma da Covid-19, faça uma autoavaliação pelo aplicativo Dados do Bem. A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, você receberá pelo aplicativo um QR Code com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde.  Em caso positivo para Covid-19, você poderá indicar as pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo e o teste da Covid-19, caso seja necessário”, finaliza o município.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba