O administrador público Welington Frandji assina a coluna “Viva a Felicidade” no jornal Folha do Litoral News. O primeiro texto, intitulado “Um Feliz Ano Novo! Infeliz também?”, foi publicado no dia 9 de janeiro de 2024. De lá para cá, foram, ao todo, 26 textos publicados semanalmente, todas às terças-feiras, no site, facebook e no jornal impresso.
O colunista fez um balanço desta primeira temporada. “Foi uma oportunidade muito significativa, uma grandiosa experiência de ter esse contato com toda a sociedade, numa temática tão importante que é a felicidade e, sem dúvida, um balanço muito positivo de tantos assuntos abordados, tantas reflexões oportunizadas para a sociedade e principalmente uma devolutiva muito positiva. Muitas pessoas entraram sempre em contato, falando das temáticas abordadas, falando o quanto foi importante para elas, esse processo de reflexão de todas as mensagens e todas as expressões foram trabalhadas ali e o quanto isso contribuiu na vida de cada pessoa que teve a oportunidade de apreciar todos os trabalhos envolvidos”, avaliou Welington Frandji.
A cada semana, um novo texto trazia reflexões acerca do tema central, que é a felicidade. Frandji reunia elementos importantes para que o eleitor da Folha do Litoral News pudesse se identificar e compartilhar momentos marcantes. Mas, porque abordar este tema? O colunista respondeu. “A felicidade é um tema que embora pareça muito simples, porém é um tema, de certa forma, de muita complexidade, principalmente nos tempos atuais onde a gente se depara com esses avanços tecnológicos e que a vida se tornou obviamente muito mais modernizada, mas ao mesmo tempo a gente precisou reaprender aquilo que era simples e dentro dos quais a felicidade se encontra como esse grande pilar das nossas vidas e principalmente situada dentro de todas as complexidades do mundo moderno”, explicou.
26 TEMAS ABORDADOS
Todos os textos podem ser acessados no site www.folhadolitoral.com.br. O último, desta primeira temporada, foi publicado no dia 2 de julho de 2024, com o tema “Recomeços”. Neste período, alguns textos tiveram grandes repercussões, a exemplo do “Felicidade: Brincar de Viver!”, entre várias outras.
“Foram 26 temas abordados e alguns temas chamaram muita atenção. O primeiro, inclusive, foi bem interessante quando a gente trazia esse antagonismo da felicidade e da infelicidade. De a gente conseguir, de fato, entender que a vida não é linear, como o padre Zezinho muito fala, mas que a gente precisa compreender a totalidade e a totalidade envolve também os dias difíceis, as dificuldades, as superações e que a gente precisa compreendê-las com um grande aprendizado e como parte da nossa existência”, lembrou o colunista.
PRÓXIMA TEMPORADA
De acordo com Welington Frandji, a coluna “Viva a Felicidade”, agora, dá uma pausa, mas com a expectativa de retornar ainda no segundo semestre deste ano, abordando outros temas. “É uma primeira etapa que se concretiza, um primeiro ciclo fechado, mas já estamos preparando materiais novos para a gente já dar o pontapé inicial na segunda temporada, já muito ansioso, para essa nova bagagem de conhecimentos”, adiantou.
PARCERIA
“A Folha do Litoral News sempre tem feito um trabalho gigante aqui na nossa cidade, não só da informação diretamente, mas trazendo esse diálogo, esse debate, temas importantes e a felicidade é um deles, muito essencial na vida de todos. A gente precisa dar essa valorização às nossas vidas, entender a felicidade como um grande processo na nossa existência, um processo que de fato nos dá sentido e significado para a nossa existência”, finalizou.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
PERFIL
Welington Frandji é um administrador público, pedagogo, vereador, professor, coach, mentor e palestrante. Ele possui graduação em Administração, Comércio Exterior, Matemática e Pedagogia, além de ser mestrando em Educação Profissional pelo IFPR e várias pós-graduações em áreas como gestão de treinamento e desenvolvimento de pessoas, psicopedagogia, educação em direitos humanos, espiritualidade, aconselhamento e orientação espiritual.
Também é ministro da Eucaristia e coordenador de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, membro do Rotary Club de Paranaguá Rocio e tem mais de quinze anos de experiência como gestor de pessoas.
Wellington já recebeu seis prêmios como Servidor Destaque da Prefeitura de Paranaguá e três prêmios como Melhor Vereador de Paranaguá. Suas palestras já impactaram mais de 3.000 pessoas.