Estudantes da disciplina de Gestão de Eventos do curso de Comunicação Social mantido pelo Instituto Superior do Litoral (Isulpar) apresentaram ao prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, e ao presidente da Câmara Municipal, Adalberto Araújo, um trabalho acadêmico que sugere formatos e inovações na organização do aniversário de 377 anos da cidade.
A apresentação foi no auditório da instituição na noite de quarta-feira, 4, e contou com a presença de diretores, professores, alunos, secretários e assessores da Prefeitura e da Câmara. O prefeito elogiou as sugestões e convidou os universitários para uma reunião no gabinete na sexta-feira, 6, junto com a comissão organizadora dos festejos, para ouvir os estudantes e aproveitar algumas das sugestões.
Os alunos envolvidos no projeto apresentaram uma opção de programação com duração de três dias (27, 28 e 29 de julho) incluindo acessibilidade, sugestões de atrações, logística e recepção aos visitantes. Na prática, os estudantes de comunicação criaram uma campanha que inclui identidade visual completa, com logomarca que demonstra inclusão e representatividade em todas as esferas sociais e pessoas diversas e coloridas que remetem a uma Paranaguá de todos. A logo inclui imagens do casario da Rua da Praia, pescadores caiçaras, ponte e passarela que dão acesso à Ilha dos Valadares. Criaram, inclusive, um mascote, que é um caranguejo que usa boné, assim como os pescadores, e que ganhou o nome de Caranguejo Peguá, inspirado na abreviação carinhosa do nome da cidade, adotada pelo povo, que deu início ao Paraná.
O prefeito Adriano Ramos disse estar impressionado com o auditório cheio e o excelente preparo dos alunos. “Na sexta-feira, eles estarão na Prefeitura reunidos conosco e os secretários. Podemos aproveitar ideias para a Festa da Tainha, Aniversário dos 377 Anos e Paranaguá Motos. Trabalhamos para fazer festas com menor custo e parcerias. O mais importante é comemorar o aniversário da cidade com essa contribuição valorosa dos acadêmicos para o nosso povo. É como eu digo, onde tem jovem dá certo e dará certo”, disse o prefeito.

Foto: Moyses Zanardo / SECOM
Auditório cheio e elogios aos acadêmicos
O vereador Adalberto Araújo elogiou o nível dos alunos e lembrou que atuou como jornalista por certo tempo. “Essa competência dos alunos do Isulpar mostra também o excelente prepara dos mestres que atuam na instituição”, disse o presidente.
Silvana Leal, professora do curso de Comunicação Social na disciplina de Gestão de Eventos e Ética na Comunicação, explicou que a ideia foi propor um novo olhar sobre os 377 anos de Paranaguá. “Os acadêmicos elaboraram sugestões voltadas às responsabilidades social e ambiental. E ter o prefeito, o presidente da Câmara, secretários e assessores da Prefeitura, além de alunos e professores lotando nosso auditório é uma realização. Além disso, muitas sugestões podem ser aproveitadas”, afirmou a professora.
Doutor e professor do Isulpar, Marcel Luciano Klozovski, avalia que os estudantes mostram maturidade e evolução a partir da instituição que atua na sociedade parnanguara há 25 anos. “Experimentamos um crescimento muito grande e um acolhimento. Acolhemos a sociedade e ela nos acolhe. A presença do presidente da Câmara e do prefeito hoje brinda nosso trabalho para desenvolver a comunidade. Isso mostra que estamos no caminho certo. Formamos profissionais cada vez melhores para assumir melhores postos na nossa cidade e na nossa região”, avaliou o professor.
Texto: SECOM / Prefeitura de Paranaguá