Ciência e Saúde

Vacina da Pfizer será liberada para crianças de seis meses a 4 anos

Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde

d17lsss

Segundo o Ministério da Saúde, nos próximos dias, será liberada a autorização para a vacinação de crianças de seis meses a 4 anos com o imunizante da Pfizer contra a Covid-19. Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses apenas para as crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade, a chamada “Pfizer Baby”.

Com a atualização, o uso dessa vacina será ampliado no Brasil. De acordo com a pasta, a recomendação passará a valer a partir da publicação do parecer técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. 

zcestgq
Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz 
Foto: José Cruz / Agência Brasil

A primeira autorização de uso da vacina Pfizer para o público em questão aconteceu em setembro deste ano, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz também para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.

Para crianças sem comorbidades, o imunizante deve ser aplicado de acordo com a faixa etária, na seguinte ordem: crianças de 6 meses a menores de 1 ano; crianças de 1 a 2 anos; crianças com 3 anos; e, por fim, com 4 anos de idade.

“Considerando o quantitativo de vacinas existentes, recomenda-se que todos os esforços sejam envidados para que seja garantida inicialmente a vacinação de crianças com comorbidades e a inclusão paulatina dos demais grupos etários, de acordo com a disponibilidade de vacinas nos Estados, Distrito Federal e municípios, e que a vacinação vá avançando à medida que houver disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde”, diz o documento do Ministério da Saúde.

Vacinas bivalentes 

No domingo, 25, foram entregues 2,8 milhões de doses de vacina bivalente BA.4/BA, que protege contra a cepa original e duas subvariantes ômicron. As ampolas serão distribuídas após passarem por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Com informações da Agência Brasil

Você também poderá gostar

Vacina da Pfizer será liberada para crianças de seis meses a 4 anos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Vacina da Pfizer será liberada para crianças de seis meses a 4 anos

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.