conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Homenagem pelo Jubileu de Ouro alcança quatro médicos com atuação no litoral do PR

Dois profissionais de Paranaguá e mais dois de Pontal do Paraná serão diplomados pelo CRM-PR pelos 50 anos de atividade exemplar

Publicado

em

Foto: CRM-PR

Quatro médicos com atuação no litoral paranaense e que estão completando 50 anos de atividade profissional em 2023 vão receber o Diploma de Mérito Ético. Dois deles são de Paranaguá e os outros dois de Pontal do Paraná.

A homenagem do Conselho de Medicina do Paraná vai ocorrer no mês de outubro, em Curitiba, em meio aos festejos do Dia do Médico.

O gineco-obstetra Nei Silva, formado em 1973 pela Universidade Estadual de Londrina, será distinguido com a honraria no dia 7 de outubro, a exemplo do Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, graduado no mesmo ano pela Evangélica do Paraná. Ambos têm domicílio em Pontal do Paraná.

A Dra. Lúcia Arakaki Neves, formada pela Universidade Federal do Paraná, terá no dia 14 de outubro a homenagem. Já o Dr. Francisco de Assis Castro, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, receberá o seu diploma no dia 21 de outubro.

A tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico do CRM-PR terá, este ano, 224 médicos que completam 50 anos de formados e que serão homenageados pelo histórico exemplar. Esta será a 38ª edição de entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria instituída em 1986 e que já alcançou 1,7 mil médicos com atuação no Paraná. A diplomação ocorre sempre em meio aos festejos do Dia do Médico e que, neste 2023, estará sob a responsabilidade de novo corpo de conselheiros eleito e que iniciará a gestão a partir de 1° de outubro.

A relação de médicos que preenchem os requisitos previstos na Resolução CRM-PR 229/2022, que deu atualização às Resoluções 017/1986 e 037/1989, foi aprovada na Sessão Plenária n° 6.213, de 24 de abril deste ano. Os médicos aqui elencados e/ou seus familiares recebem nos próximos dias correspondências do Conselho de Medicina do Paraná com a confirmação da homenagem e detalhes de como serão conduzidas as solenidades. Ao mesmo tempo, será possível promover a atualização cadastral, indicar a disponibilidade para participarem de cerimônia em Curitiba, cessão de fotos para conteúdo de memorial e autorização para uso pessoal de imagem do evento.

A maioria dos profissionais que serão diplomados em 2023 teve formação em cursos médicos do Paraná. São 77 graduados pela Universidade Federal do Paraná, 33 pela Universidade Estadual de Londrina, 21 pela Católica do Paraná e mais 24 pela Evangélica do Paraná, que homenageia assim a sua primeira turma, concluintes de 1973. Outros 70 médicos obtiveram seus títulos em 36 escolas de outros estados, incluindo seis da USP de Ribeirão Preto, cinco da Faculdade de Medicina de Petrópolis e mais cinco da Universidade Federal de Pernambuco.

Como previsto na norma vigente, a outorga é conferida ao médico que, regularmente habilitado para a atividade no Paraná, complete 50 anos de formado com relevante e exemplar conduta, isento de sanção ético-profissional. O médico falecido no ano em que completa o Jubileu de Ouro é homenageado in memoriam, com o Diploma sendo entregue a familiares. Na homenagem póstuma está inserido o nome do pediatra Luiz Ernesto Pujol, ex-presidente e que vinha ocupando o cargo de secretário-geral do CRM-PR. Ele faleceu no início de junho último (leia mais aqui). Outra homenagem póstuma alcança a gineco-obstetra Célia Soares Westphalen, falecida também em abril último.

A reverência pela Jubileu de Ouro é dirigida a outro ex-presidente do Conselho ‑ e também da Sociedade Paranaense de Pediatra ‑, o Dr. Wilmar Mendonça Guimarães. O rol inclui ainda, dentre outros, o patologista Nizan Pereira Almeida, ex-secretário Estadual da Saúde; o oftalmologista londrinense Nobuaqui Hasegawa, distinguido em 2019 com a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico; e os casais de médicos ponta-grossenses Antonio Techy e Marli Macias Techy, também colegas de turma da UFPR, e Elizabeth Roncaglia e Ettore José Roncaglia, formados pela USP de Ribeirão Preto e residentes em Marechal Cândido Rondon.

Neste ano, ainda, haverá a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, honraria instituída em 1996 e que é direcionada a profissionais com destacado papel humanitário. Será homenageado o geneticista e professor Rui Fernando Pilotto, que se torna assim a 20ª personalidade médica reconhecida com a medalha, que remete ao padroeiro dos médicos. Reportagem especial sobre a premiação e o eleito de 2023 será em breve publicada.

De acordo com a comissão organizadora, estão previstos três eventos consecutivos, aos sábados, dias 7, 14 e 21 de outubro, para permitir a recepção dos homenageados na Sede do CRM. A primeira cerimônia vai envolver médicos que se graduaram pela Universidade Estadual de Londrina, da PUCPR e da Evangélica. A segunda, 77 formados pela UFPR. A última, das demais escolas médicas, envolvendo 70 médicos.

Fonte: CRM-PR

Em alta

plugins premium WordPress