A unidade do Sesc em Paranaguá lançou na quarta-feira, 25, a campanha de prevenção à dengue. Este é o terceiro ano que a ação é realizada com a utilização do aplicativo Sesc Paraná. Com o slogan “Aqui o mosquito não entra!”, o aplicativo incentiva o engajamento da comunidade na destinação de resíduos, limpeza de ambientes, manutenção de reservatórios de água que possam proliferar o mosquito transmissor da doença.
Desta forma, crianças, jovens e adultos, grupos formados em escolas ou no trabalho que localizarem focos de mosquito podem participar da campanha tirando uma foto do objeto e registrando no aplicativo. Quanto mais fotos registrar, mais pontos ganha e pode concorrer a uma premiação ao final da ação.
A técnica em Saúde e Ação Social do Sesc, Katiane Arndt, disse que o foco principal é incentivar a população a participar da campanha para que o máximo de focos seja eliminado. “A principal forma de eliminar a doença é eliminar os criadouros do mosquito. São 26 áreas de abrangência no Paraná e na nossa unidade competem quatro municípios, Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba e Morretes”, afirmou Katiane.
Segundo ela, mais de 250 municípios no Paraná foram alcançados na última ação, com a participação de mais de 5 mil pessoas e mais de 100 mil focos eliminados. “A ideia é sensibilizar as pessoas para a prevenção”, ressaltou Katiane.
Além de troféu e medalha aos participantes da campanha de prevenção à dengue, no aplicativo do Sesc Paraná, neste ano, as 10 pessoas que mais pontuarem no Estado, vão participar de um sorteio de estadias no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos, com direito a acompanhante.
Parcerias
O diretor executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior, contou que a ajuda de parceiros é fundamental para o desenvolvimento da campanha. “Iniciamos a campanha agora e se estende até maio, com a ideia de movimentar toda a população para eliminar os focos do mosquito. A gente conta com empresas parceiras, o comércio local, a Aciap, são todos que compram a ideia da campanha e fazem acontecer. Também contamos com a secretaria de saúde dos quatro municípios de abrangência do Sesc Paranaguá, além das secretarias de Educação e Meio Ambiente”, afirmou Joel.
Problema de saúde pública
O diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, Leovaldo Bonfim, lembrou que hoje a dengue é o principal problema de saúde pública na região. “Levando em consideração que a Covid está sob controle, temos a vacinação, a dengue está vindo com tudo. Estamos em um período muito quente, com muita chuva, e estamos preocupados. Ações como essa do Sesc são bem-vindas porque o poder público não consegue fazer tudo sozinho, dependemos da população para aderir as campanhas”, frisou Leovaldo.