Connect with us

Ciência e Saúde

Mais de 21 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Paranaguá

Públicos da fase 1 e 2 que não se vacinaram podem procurar unidade de saúde para receber imunização contra a gripe (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Publicado

em

Segundo Semsap, imunização atingiu cerca de 40% do público-alvo até agora

Na terça-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) divulgou balanço da vacinação da gripe até agora, em Paranaguá. A imunização, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, já passou por duas fases e neste momento está em sua terceira etapa, vacinando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães até o 45.º dia do pós-parto), professores e pessoas entre 55 e 59 anos. A campanha segue até o dia 5 de junho.

De acordo com a pasta, há relação completa da imunização dos seguintes grupos prioritários: idosos (12.040 vacinados – 94,06% do público-alvo), profissionais de saúde (1.945 imunizados – 73,65% do público-alvo) e indígenas (71 vacinados – 177,5% do público-alvo). “O total de vacinados até o momento é de 21.262 pessoas, 40,86% de todo o público alvo que é dividido nas três fases”, informa a Semsap. 

Coronavírus e diagnóstico

“Aqueles que fazem parte do público-alvo podem procurar as unidades básicas de saúde para receber a dose. Apesar de estarmos vivendo uma pandemia em virtude do Coronavírus, não podemos deixar de nos proteger de outras doenças e isso inclui a gripe que pode gerar complicações mais severas como a pneumonia. A prevenção sempre é o melhor remédio”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Dia D Municipal de Vacinação

“Apesar de estarmos vivendo uma pandemia em virtude do Coronavírus, não podemos deixar de nos proteger de outras doenças e isso inclui a gripe”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Cordeiro

No sábado, 9, foi realizado o Dia D Municipal de Vacinação contra a Gripe e outras imunizações para os cidadãos de Paranaguá em todas as unidades de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, nesta data 2.381 pessoas foram vacinadas contra a gripe e 376 cidadãos foram imunizados com vacinas de rotina. 

De acordo com a secretária, o Dia D de Vacinação em Paranaguá foi positivo. “Além de vacinar as pessoas contra a gripe, foi uma oportunidade de as famílias atualizarem o calendário vacinal de rotina. Muitas, em especial, crianças, estavam com as vacinas em atraso e receberam as doses nessa oportunidade”, complementa Lígia Cordeiro.

Na mesma data também foi realizada a “Vacina Móvel”, que conta com um ônibus com estrutura de saúde para imunização da população. A unidade percorreu a Vila Santa Maria e facilitou o acesso dos cidadãos da localidade para receber a vacina da gripe e as de rotina. “Lembrando que os públicos preconizados na fase 1 e 2 da campanha que ainda não se vacinaram, também podem procurar uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe”, finaliza a Semsap.