conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Sesa confirma 214 novos casos de dengue no litoral em uma semana

Em Paranaguá foram mais 125 pessoas infectadas pela doença

Publicado

em

Na terça-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico sobre a situação da dengue, zika e chikungunya em todo o Paraná. De acordo com o boletim, em uma semana, 214 novos casos de dengue foram registrados no litoral, a maior parte deles (125) em Paranaguá. Além disso, registraram novos casos da doença nos municípios de Guaratuba (34); Antonina (21); Morretes (29); Pontal do Paraná (4) e Guaraqueçaba (1).

O informe registra a situação da dengue desde 11 de agosto de 2020. Segundo a Sesa, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaratuba, com incidências acumuladas de casos de dengue de, respectivamente, 1.450,55, 1.906,39, 1.288,73 e 644,90 estão em epidemia de dengue. Os quatro municípios apresentaram crescimento de casos nas últimas semanas.

“O combate ao mosquito Aedes aegypti é papel de toda população, é importante repetirmos sempre que a principal medida preventiva para a dengue é a remoção dos criadouros, evitar o acúmulo de água nas áreas externas e internas das residências, pois estes pontos podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito”, alertou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

O município que conta com mais pacientes com a enfermidade até o momento na região é Paranaguá, que registra 2.619 casos, já o município de Morretes registra 357 casos, Antonina tem 336 pessoas infectadas, Guaratuba apresenta 249 casos da doença, Pontal do Paraná conta com 43 infecções pela dengue, Matinhos tem 15 casos e Guaraqueçaba contabiliza 9 pessoas infectadas.

O Informe Epidemiológico n.º 035/2020-2021 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.

Sobre os casos suspeitos e que estão sendo investigados de dengue no litoral do Paraná são: Guaratuba (69); Paranaguá (67); Pontal do Paraná (54), Antonina (30); Morretes (19); Guaraqueçaba (14) e Matinhos (5).

Paraná

O boletim semanal da dengue divulgado na terça-feira, 8, pela Secretaria de Estado da Saúde confirma 21.956 casos confirmados e 26 óbitos, 82.625 notificações, 37.320 casos descartados e 11.258 em investigação.

A Secretaria da Saúde recomenda a verificação constante dos quintais e dentro das residências para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. “O trabalho de combate à dengue continua sendo integrado com os municípios, juntamente com a participação dos paranaenses. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências. É importante que a comunidade esteja engajada no combate, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Continuar lendo
Publicidade

Em alta