Connect with us

Ciência e Saúde

Segunda fase da vacinação contra a gripe inicia na quinta-feira

Doses são aplicadas em todas as unidades de saúde

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 16, inicia a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Desta vez, o público alvo será profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase.

“A alteração foi uma medida adotada pelo Ministério da Saúde por entender que os caminhoneiros, motoristas de transporte público coletivo e portuários também se enquadram no grupo prioritário”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde, Maristela Cerqueira.

A vacinação ocorrerá nas unidades básicas de saúde. A única alteração se refere à Unidade da Serraria do Rocha. Pessoas do grupo prioritário que residem nas proximidades, podem se vacinar na Igreja Santíssimo Redentor, localizada no mesmo bairro.

Maristela Cerqueira reforça que a reposição de vacinas contra a gripe ocorre por meio da Secretaria de Estado da Saúde que, por sua vez, recebe as doses do Ministério da Saúde. Todas as vezes que novas doses chegam a Paranaguá são disponibilizadas nas unidades básicas de saúde. “Algumas ações voltadas ao público alvo também já estão ocorrendo com vacinação, por exemplo, na região portuária, levando a vacina para mais perto do grupo prioritário”, informa.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger, de forma antecipada, os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus, além de ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá