conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Saúde emocional das pacientes com câncer será o tema da palestra desta semana do Instituto Peito Aberto

Psicóloga Adriana Grosse irá passar exercícios para controlar emoções

Publicado

em

Neste mês, o Instituto Peito Aberto realiza um ciclo de palestras no auditório do Sesc Paranaguá em alusão a campanha de conscientização Outubro Rosa. Todas as terças-feiras, um especialista fala sobre a prevenção do câncer de mama sob um aspecto diferente. Nesta terça-feira, 24, será a vez da psicóloga clínica, Coach e psico-oncologista, Dra. Adriana Grosse, que falará sobre o tema “Câncer de mama e o papel das emoções”.

O evento acontece a partir das 19h, é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia. De acordo com psicóloga, o objetivo é mostrar como as emoções influenciam na imunidade. 

“O tema é câncer de mama e o papel das emoções na imunidade. Como as pacientes já têm um suporte no Instituto em todas as fases do câncer nos aspectos psicológicos, a palestra será um pouco diferente porque o intuito é trabalhar a psicossomática, que é a junção da mente com o corpo”, disse Adriana.

Desta forma, a profissional irá ensinar exercícios de auto regulação para que as pacientes possam controlar as emoções negativas. “Eu não quero falar apenas das emoções, mas ensinar recursos para se conhecer, conhecer as emoções, não só para elas passarem por esse momento de forma mais tranquila, mas também que elas aprendam exercícios de auto regulagem para poder evitar, pensando na prevenção de uma recidiva. Vou passar alguns exercícios de auto regulação para que elas possam ter o conhecimento e continuar fazendo esses exercícios em casa”, enfatizou.

Para isso, segundo Adriana, é importante saber identificar os sentimentos e saber como lidar com eles. “O objetivo é elas entenderem as emoções, saber quando estão ansiosas, com medo, raiva, e saber identificar os gatilhos dessas emoções. E, principalmente, saber como essas emoções influenciam na imunidade. Vou falar o que a raiva, a tristeza e medo liberam no corpo. Quando estamos felizes libertamos a dopamina, serotonina, quando estamos tristes ou com raiva liberamos cortisol. Tudo isso impacta na imunidade, que está no nosso segundo cérebro que é o intestino, por isso precisamos fazer essa junção de mente e corpo”, afirmou a psicóloga.

Programação

O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade, tem levado ao público temas pertinentes para a prevenção

Desde o início do mês, as mulheres que participaram do ciclo de palestras tiveram conhecimento sobre temas como saúde da mulher e ginecologia, alimentação e o risco da obesidade para o desenvolvimento do câncer. 

O ciclo de palestras do Instituto Peito Aberto será encerrado na próxima terça-feira, 31, com a educadora física e programadora neurolinguística, Luciana Pola; e com a bióloga e especialista em saúde da mulher pelo Sesc Paranaguá, Katiane Arndt.

Apoiadores 

O evento é realizado pelo Instituto Peito Aberto, em parceria com o Sesc Paranaguá e Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).

Em alta

plugins premium WordPress