conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá teve 2.419 doses aplicadas no Dia D de Multivacinação

Destaque para a vacina contra a gripe com 1.149 imunizações

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

No sábado, 21, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em Paranaguá o Dia D de Multivacinação, aderindo à campanha estadual para aumentar os índices vacinais em todo o Paraná. Com profissionais de saúde fantasiados e carreata com o Zé Gotinha, a animação ajudou a atrair mais pessoas para a imunização de várias doenças.

Somente no sábado, foram aplicadas 2.419 vacinas. Destaque para as vacinas HPV e contra a gripe. “Nosso intuito foi vacinar o maior número de crianças e até adultos colocando em dia o calendário vacinal. As vacinas de rotina, contra Covid-19 e contra influenza, foram oferecidas à população durante todo o sábado”, informou a superintendente de Assistência à Saúde, Ghislaine Cristina Corrêa.

A profissional lembra que, independente do Dia D, a população pode buscar as unidades básicas de saúde para receber as vacinas, conversar com a equipe de enfermagem e se imunizar contra várias doenças.

O total de vacinas aplicadas no último sábado foi: Tríplice Bacteriana (105 doses), DTPA (5), dupla adulto (77), febre amarela (207), Hepatite A (25), Hepatite B (37), HPV (277), Meningo ACWY (95), Meningo C (59), Pentavalente (33), Pneumo 10 (37), Rotavírus (10), Salk (25), VOP (86), Tríplice viral (VTV) (63), Influenza (1.149) e Covid-19 (129).

A população pode buscar as unidades básicas de saúde para receber as vacinas
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Centralização

Desde a segunda-feira, 23, algumas vacinas foram centralizadas na unidade de saúde na Avenida Gabriel de Lara. A medida se dá para evitar desperdício de doses e facilitar a logística das aplicações à população. Desta forma, a Sala de Vacinas, localizada no Terminal Urbano, foi fechada.

A vacinação da Covid-19, a partir dos seis meses de idade, está disponível somente na unidade da Gabriel de Lara e na unidade de saúde do Caic, como já ocorria. 

A vacina BCG, voltada aos recém-nascidos, também foi centralizada na Gabriel de Lara para evitar o desperdício de doses. “O frasco da BCG é de 20 doses e, se aberto, todas essas doses precisam ser utilizadas em curto espaço de tempo, de outra forma, precisariam ser descartadas. Com a centralização é possível evitar o desperdício de uma vacina tão importante para a saúde dos bebês”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A vacina contra a Influenza (gripe) está aberta a todas as idades e também está centralizada na Gabriel de Lara.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress