conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Saiba onde tomar a vacina contra a gripe em Paranaguá

Dose é destinada para pessoas que não tomaram a vacina em 2021

Publicado

em

Foto: AEN / SESA

Atualmente, a transmissão da Influenza H3N2 é considerada comunitária

Na campanha de vacinação contra a gripe, realizada em 2021, muitas pessoas não tomaram a dose única para a imunização. Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde informa que há vacinas disponíveis e “que o número de pessoas que não se imunizaram contra a gripe durante a campanha de vacinação ainda é alto”, informou.

Neste início de ano, as cidades e Estados brasileiros estão apresentando surtos de influenza e em Paranaguá há registro de crescimento de casos da doença. Diante deste cenário, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, mantém a vacinação contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no interior da Estação Ferroviária.

“Temos percebido um aumento no número de casos de gripe (H3N2) em Paranaguá como também têm ocorrido em outros municípios do país. Desta forma, manteremos a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e na Estação Ferroviária. Se imunizar contra a gripe é tão importante quanto se vacinar contra a Covid-19”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

Estação Ferroviária e UBSs

A vacina contra a gripe é aplicada na Estação Ferroviária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nas Unidades Básicas de Saúde. As UBSs atendem durante a semana das 8h à 17h, mas há um cronograma de vacinação específico de cada unidade para aplicação do imunizante. A orientação é para que o cidadão se informe na unidade de saúde mais próxima de sua residência sobre horário e distribuição de senhas diárias.

A crescente confirmação de casos de gripe pela Influenza H3N2 no Estado do Paraná tem gerado preocupações e dúvidas entre a população, sobretudo devido ao aumento da procura pelo atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. Esse quadro é intensificado, também, devido às profundas semelhanças entre os sintomas da Covid-19.

H3N2

Atualmente, a transmissão da Influenza H3N2 é considerada comunitária, isto é, ocorre entre pessoas do mesmo território e com indivíduos sem histórico de viagens, o que torna impossível definir a origem da transmissão do vírus. “O aumento da procura pelos serviços de saúde de pessoas com sintomas gripais tem chamado a atenção, principalmente pelo momento em que estão acontecendo, nesta época mais quente do ano. Comumente, esses casos tendem a ser observados no período de outono e inverno, mas diante do atual diagnóstico, é esperado que o número siga aumentando nos próximos dias. Por isso, estamos unindo esforços não apenas pela vacinação, mas também pela conscientização da população sobre os cuidados a serem tomados”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacina contra a gripe é voltada para pessoas a partir dos seis meses de idade. (Foto: Américo Antônio / SESA)

Gripe

A gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, contagiosa e que pode afetar pessoas de todas as idades. O número de casos de influenza tende a aumentar no inverno, pois com as temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados favorecendo a transmissão viral. A infecção pode acarretar hospitalização e morte, principalmente entre os grupos de maior risco como os muito jovens, idosos ou doentes crônicos e, além de manter os locais arejados, a higienização das mãos e dos ambientes, a vacina é a melhor prevenção para evitá-la.

Frente a necessidade de ampliação das coberturas vacinas e minimização de oportunidades perdidas, o Ministério da Saúde optou neste momento que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com intervalo de 15 dias das demais vacinas.

Vacina

A vacina contra a gripe é voltada para pessoas a partir dos seis meses de idade que não tomaram a vacina em 2021, independente de condições pré-existentes como comorbidades, deficiências ou categorias profissionais, podem se vacinar. Para se imunizar em Paranaguá é preciso apresentar documento com foto, CPF, o Cartão SUS e preferencialmente a carteirinha de vacinação.