conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeitura de Paranaguá faz balanço da primeira ação do Outubro Rosa

Iniciativa “Juntas por uma causa maior” visa intensificar a prevenção e o combate ao câncer de mama

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Paranaguá deu início às atividades da Campanha Outubro Rosa com uma ação conjunta envolvendo secretarias municipais e a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp). Denominada “Juntas por uma causa maior”, a iniciativa visa intensificar a prevenção e o combate ao câncer de mama e colo de útero. A primeira ação foi realizada na última sexta-feira, dia 6, no Centro de Atenção à Mulher.

Durante todo o dia foram realizadas 45 coletas de preventivo, 15 solicitações de mamografia, mais de 15 novos agendamentos para preventivos, orientações, entre outros serviços.

Primeira ação foi realizada na última sexta-feira, dia 6, no Centro de Atenção à Mulher
Foto: Prefeitura de Paranaguá

A ginecologista Lucíola Celestino Ribeiro Ferrari, que atende no Centro de Atenção à Mulher, destacou a importância da ação. “Temos participado de vários mutirões e essa é mais uma ação importante que a Fasp está fazendo relacionada ao Outubro Rosa. Realizamos a coleta do preventivo para todas as pacientes que chegarem aqui, pois hoje, em virtude do mutirão, foi livre demanda”, observou a médica.

No decorrer do ano, as pacientes podem buscar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e, sempre que necessário, com encaminhamento da enfermeira ou médico da unidade, elas se dirigem ao Centro de Atenção à Saúde da Mulher para o atendimento.

Testes rápidos

O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) também desempenhou seu papel na ação oferecendo testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites B e C e HIV.

“Participamos do mutirão também aqui no Centro para proporcionar o atendimento para a população. Durante todo o ano, as pessoas podem realizar os testes rápidos no Centro de Diagnóstico João Paulo II ou mesmo, na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. É só levar um documento com foto e realizar o teste que é bem rápido e eficaz. Não há um grupo de risco, mas sim, situações de risco, toda pessoa que tem relação sexual sem preservativo pode fazer parte dessa situação de risco”, ressaltou a psicóloga Claudia Michelon.

Ela enfatizou, ainda, a importância do diagnóstico precoce. A população pode procurar o serviço e todo o sigilo da realização do exame e do resultado é garantido.

Durante todo o dia foram realizadas 45 coletas de preventivo
Foto: Prefeitura de Paranaguá

DATAS IMPORTANTES

Nos dias 19 e 2, das 8h às 22h, haverá coleta de preventivos, exame clínico de mamas e orientações com demanda livre nas unidades básicas de saúde: Sueli Dutra Alves (Caic); Domingos Lopes do Rosário, na Serraria do Rocha; Aline Marinho Zacarias, na Vila Garcia; Emir Roth, na Ilha dos Valadares; Dr. Simão Aisenman, na Vila Guarani; Márcio Ubirajara Elias Roque (Branquinho), na Vila Divineia; Ezequiel Luís Dias do Nascimento, no Leblon; e Dr. Elias Borges Neto, em Alexandra.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta