Ciência e Saúde

Pontal do Paraná lança programação do “Novembro Azul”

Atendimento será estendido para homens na UBS de Shangri-lá na quinta-feira, 9

1k h0e

Na segunda-feira, 6, a Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a programação do “Novembro Azul” no município, mês destinado à conscientização, prevenção e enfrentamento ao câncer de próstata na população masculina. Durante o mês, em três datas diferentes, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) atenderão homens do município com horário estendido das 17h às 21h para trazer informações e exames relativos à doença. 

“Homens de Pontal do Paraná terão a oportunidade de reforçar os cuidados com a saúde neste mês. Novembro Azul é a campanha do mês mundial de prevenção ao câncer de próstata, uma das doenças que mais mata entre os homens”, explica o município, destacando o esforço coletivo para atendimento de pacientes masculinos em três datas específicas. 

Na quinta-feira, 9, a UBS de Shangri-lá, localizada na rua São Francisco, 730, atenderá das 17h às 21h pacientes masculinos em ação da campanha “Novembro Azul”. Em 16 de novembro (quinta-feira), o atendimento estendido das 17h às 21h ocorrerá em três unidades: Praia de Leste (Rua Estado do Rio, Balneário Mirassol); Pontal do Sul (Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Morais, n.º 7909-7953); e Ipanema (Avenida Xingu). Em 21 de novembro, será a vez do atendimento ampliado no mesmo horário na UBS Jardim Canadá, na Travessa Particular Kenion, 173.

2voqnt5u
Objetivo é prevenção e enfrentamento ao câncer de próstata (Arte: Prefeitura de Pontal do Paraná)

Prevenção é essencial

De acordo com o município, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens, sendo causa da morte de 28,6% de pacientes masculinos no Brasil que desenvolvem neoplasias malignas. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga, com 20 gramas, tendo como função junto às vesículas seminais de produzir o esperma. 

Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas, sendo que quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, algo que dificultada a cura, tendo como sintomas nesta etapa da doença dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen. Há fatores de risco com relação ao câncer de próstata com relação ao histórico familiar, raça e obesidade. 

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico)”, informa o município.

Segundo a Prefeitura, 20% dos pacientes com a doença são diagnosticados apenas pela alteração no toque retal. “Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma”, finaliza a assessoria.


Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná, Agência Brasil, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia

Você também poderá gostar

Pontal do Paraná lança programação do “Novembro Azul”

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Pontal do Paraná lança programação do “Novembro Azul”

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.