O informe semanal divulgado na quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais uma morte por gripe em Paranaguá. Trata-se de uma mulher, de 49 anos, que apresentava pneumopatia crônica como fator de risco. Este é o quarto óbito registrado no município, que contabiliza 17 casos da doença desde o início do ano.
Nos demais municípios do litoral do Paraná, Antonina tem um caso e um óbito, Morretes tem quatro casos e um óbito e Pontal do Paraná tem um caso e um óbito por gripe. Guaraqueçaba, Matinhos e Guaratuba não tiveram moradores acometidos pela influenza.
Em todo o Paraná, de acordo com dados da última semana, três outros óbitos constam no informe da Sesa. Em Medianeira, a vítima foi um homem, de 48 anos, portador de outras doenças crônicas. Em Curitiba, morreu uma mulher, de 38 anos, com diabetes e, em Piraí do Sul, uma jovem de 15 anos, também portadora de diabetes.
No Estado, são 94 mortes confirmadas e provocadas por agravos da Influenza. O boletim da semana anterior apresentava 90 mortes. O monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda por Influenza contabiliza dados desde o início de janeiro até a terça-feira, 6.
Os óbitos por Influenza atingem, principalmente, os idosos, que representam 53,2% dos casos. São 50 mortes de pessoas com mais de 60 anos, a maioria apresentando outras comorbidades como fatores de risco. Porém, nesta última semana os óbitos atingiram outras faixas etárias.
MEDIDAS PREVENTIVAS
“O acompanhamento semanal confirma que todos nós, independente da idade, devemos adotar medidas preventivas contra a gripe”, alertou o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da secretaria, Renato Lopes.
As principais são higienização frequente das mãos, sobretudo antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e a boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos, e deixar os ambientes sempre ventilados.
Lopes ressalta, ainda, que estes cuidados preventivos devem ser adotados continuamente, mesmo por pessoas que foram vacinadas contra a gripe neste ano. “São hábitos saudáveis que ajudam a diminuir o risco de contaminação e disseminação não apenas do vírus da gripe, mas de uma série de doenças”, destaca.
O Informe sobre a Influenza no Paraná, divulgado na quarta-feira, totaliza 499 casos da doença, 11 a mais que o boletim anterior que apontava 488 casos.
SINTOMAS
Os sintomas da gripe incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. Segundo Lopes, quando há suspeita de Influenza, é preciso procurar os serviços de saúde para avaliação médica e início do tratamento com antiviral específico. O medicamento está disponível na rede pública de saúde.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Jaelson Lucas/ ANPR