Ciência e Saúde

Paranaguá registra caso suspeito de monkeypox

Apontamento foi feito em último boletim da Sesa e está sendo investigado

o76dcv6q

Na quarta-feira, 10, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou o primeiro caso suspeito de monkeypox no litoral do Paraná. Segundo as informações do Informe n.º 2 sobre a doença no Paraná, a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela gestão de saúde dos sete municípios litorâneos, contabilizou uma suspeita da enfermidade que está sendo investigada pela Sesa, podendo ser confirmada ou não para o diagnóstico de monkeypox.

“A monkeypox ou varíola dos macacos como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga”, informa a Sesa.

Paraná

O Paraná contabilizou 16 novos casos da monkeypox na última semana. “Nesta quarta-feira, 10, foram confirmados 16 novos casos, sendo 14 em Curitiba, 1 em Araucária e 1 em Cascavel”, detalha. Até agora, ao todo, 52 casos da doença ocorreram em todo o Estado, 49 deles em Curitiba, um em Maringá, um em Araucária e um em Cascavel. 

Entre os casos confirmados no contexto paranaense, 49 deles foram entre homens e dois entre mulheres.

O boletim na íntegra pode ser acessado clicando aqui.

Com informações da Sesa

Paranaguá registra caso suspeito de monkeypox

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá registra caso suspeito de monkeypox

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.