conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá realiza ação no Dia Mundial de Combate à Aids

Testes de HIV foram disponibilizados no Terminal de Ônibus

Publicado

em

No Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá realizou, na quinta-feira, 1.º, uma ação de conscientização e diagnóstico de HIV/Aids, no Terminal Urbano de Ônibus. A campanha, em parceria com a Pastoral da Aids, faz parte do “Dezembro Vermelho”, que marca a mobilização na luta contra o vírus e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A ação contou com orientações à população, teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, dispensação de preservativos, entre outras atividades. Paranaguá dispõe de uma rede que possibilita o diagnóstico de HIV/Aids, com oferta de testes rápidos nas unidades básicas de saúde, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no João Paulo II.

Campanha foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Pastoral da Aids 

Segundo a diretora do CTA e Tuberculose em Paranaguá, Denise Agostinho França, a procura pelo teste rápido tem sido alta no município. “Temos pacientes testando positivo diariamente, procuramos fazer esse evento para incentivar as pessoas a procurarem pelo CTA, todos estão sendo bem assistidos pela nossa equipe técnica”, disse Denise.

Os testes no CTA em Paranaguá são realizados às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 10h30. “Nesse horário, a pessoa já pode fazer o exame de sangue, marcamos a consulta com a psicóloga, estamos preparados para acolher esses pacientes”, ressaltou Denise. “Temos a farmácia também no CTA específica com as medicações para HIV”, completou Denise.

A população também pode procurar pelo teste rápido de HIV nas unidades básicas de saúde. O teste rápido indica o resultado em até 15 minutos. A diretora do CTA destacou a importância de procurar pelo serviço. “As doenças sexualmente transmissíveis estão bem em alta nesse período. A vantagem do tratamento precoce é que quando a carga viral do paciente está muito alta, ele fica suscetível a pegar outras doenças porque a imunidade fica baixa. Tomando a medicação e fazendo o tratamento corretamente, é possível ficar com a carga viral baixa e viver a vida normalmente”, afirmou Denise.

Testes são disponibilizados no CTA em Paranaguá, no João Paulo II às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 10h30

A Aids é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Em alta

plugins premium WordPress