conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visita terreno que abrigará novo Hospital de Matinhos

Visita técnica ocorreu na tarde de sexta-feira, 23

Publicado

em

Na tarde de sexta-feira, 23, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, realizou uma visita técnica à área que abrigará o novo Hospital Regional de Matinhos. A área do terreno é de mais de 15.600 metros quadrados, em 49 lotes unificados. De acordo com projeto da unidade hospitalar, são 2.700 metros quadrados de área de construção.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que é um dos objetivos do Governo Federal a construção do novo hospital em Matinhos. “Vamos unir esforços para fazer o hospital. Não é só querer fazer o hospital é ter a necessidade de ter o hospital, tem que verificar as questões epidemiológicas, as determinantes sociais e aqui é uma área que tem a carência de um hospital para que possa atender, não só a população de Matinhos, mas dos municípios vizinhos, e considerando também o potencial turístico dessa região”, disse o ministro.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, realizou uma visita técnica à área que abrigará o novo Hospital Regional de Matinhos

Sobre as próximas etapas para a construção do hospital, o ministro reforçou a elaboração do projeto executivo para o andamento das demandas que virão. “Primeiro tem que ter um projeto, que passará pela área técnica, é aprovado, depois tem que fazer as avaliações de orçamento, por exemplo, para poder ter a aprovação naturalmente SUS tripartite, sendo a União, o Estado e o Município vão trabalhar juntamente com o parlamento, que é o outro poder, que cuida do orçamento público para que consigamos colocar recursos para transformar esse sonho em realidade”, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O novo hospital contará com terreno de 15.600 metros quadrados, com 2.700 metros quadrados de área construída, com 80 leitos, ala infantil, ala adulta, três centros cirúrgicos, postos de enfermagem, salas de parto com recursos tecnológicos, área técnica, central de gases medicinais, sala de espera ambulatorial para 100 pessoas e amplo estacionamento.

O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, destacou a importância de o município ter um hospital regional para atender as demandas dos moradores e turistas que frequentam a região. O prefeito lembrou também que durante a temporada de verão o número de habitantes em Matinhos aumento consideravelmente. “Vamos cumprir 100% do nosso plano de governo, e a construção desse novo hospital é um dos principais compromissos da nossa administração. Vamos gastar mais de R$ 30 milhões para construir o hospital e quero dizer que o hospital realmente vai sair”, destacou o prefeito.

Secretário de Estado da Saúde, César Neves

Para o Secretário de Estado da Saúde, César Neves, o novo hospital vai ajudar a desafogar as filas de procedimentos da 1.ª Regional de Saúde, que atende todos os sete municípios do Litoral. “Esse hospital vai de encontro às reais necessidades para a saúde do Litoral. Vislumbramos em um futuro próximo a demanda muito maior e essa população que aqui chegar e principalmente os habitantes de Matinhos merecem um hospital que resolva a maior parte de suas necessidades, sem precisar se deslocar por essas estradas, andando em vans e micro-ônibus para atendimento na capital do Estado”, afirmou o secretário.

Secretário de Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira

O secretário de Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira, fez uma análise da situação da saúde pública municipal de janeiro de 2021 até agora, e disse que o novo hospital é mais um dos compromissos de governo assumidos pelo prefeito Zé da Ecler a ser cumprido, em um curto período de tempo. “Continuamos trabalhando para melhorar a saúde das pessoas todos os dias. Com o Programa Horário Estendido, o novo Centro Municipal de Especialidades e em pouco tempo, com o novo Hospital Regional de Matinhos, seguiremos fazendo de Matinhos, uma referência em saúde pública”, concluiu o secretário.

Terreno que abrigará o Hospital Regional de Matinhos

Estiveram presentes na solenidade, o secretário da Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira, o prefeito Zé da Ecler, o Presidente da Câmara Municipal de Matinhos, vereador Rodrigo Gregório dos Santos, o Vice-governador do Paraná, Darci Piana, o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o Líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Barros, a presidente do Provopar de Matinhos, primeira-dama Regina Viana, e a diretora-geral da Secretaria de Saúde de Matinhos, Camilla Bonaldi, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeira Jussara das Graças Purkot.

Em alta

plugins premium WordPress