conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Médica Ortopedista explica a Síndrome do Túnel do Carpo

Dra. Tatiana Jacomel cursou a Faculdade de Medicina Evangélica 2002-2008, com Residência em ortopedia e traumatologia no Hospital Evangélico de Curitiba 2008-2010 e Residência em cirurgia da mão UFPR 2015-2017

Publicado

em

Neste espaço do Momento Saúde Unimed Paranaguá, a Dra. Tatiana Jacomel explica o que o que é a Síndrome do Túnel do Carpo, como ela ocorre e quais os principais sintomas. Quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e seu tratamento.

A causa principal da síndrome do túnel do carpo é Lesão do Esforço Repetitivo, gerada por movimentos repetitivos. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Confira:

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Dra. Tatiana Jacomel: A síndrome do túnel do carpo é um conjunto de sinais e sintomas causados pela compressão do nervo mediano em um canal no punho, o túnel do carpo.

Por que isso ocorre?

Dra. Tatiana Jacomel: Qualquer alteração que aumente a pressão no túnel do carpo pode comprimir o nervo mediano: tendinites, luxações, fraturas, artrite reumatoide, gravidez, doenças da tireoide, menopausa, diabetes, entre outras.

Quais são os sintomas?

Dra. Tatiana Jacomel: Dores, dormência e formigamento dos dedos (polegar, indicador, médio e anelar), fraqueza. Os sintomas podem ocorrer durante todo o dia, mas geralmente são piores à noite. O paciente pode se queixar que não consegue pegar objetos pequenos, ou que derruba coisas com frequência.

Como é feito o diagnóstico?

Dra. Tatiana Jacomel: Um bom exame físico é, geralmente, suficiente para fazer o diagnóstico. Pode ser necessária a solicitação de outros exames (ecografia, exames de sangue, eletroneuromiografia) para excluir outras doenças.

Qual o tratamento para este problema?

Dra. Tatiana Jacomel: Existem dois tipos de tratamento: O conservador, com fisioterapia, medicação, uso de tala noturna, infiltração e mudança de padrão de uso da mão; e o cirúrgico, para “aumentar” o tamanho do túnel do carpo, reduzindo a pressão, que pode ser aberto ou por via endoscópica.

Como prevenir?

Dra. Tatiana Jacomel: Não há uma medida preventiva concreta para evitar a síndrome do túnel do carpo. Podemos tentar evitar movimentos contínuos, principalmente com o punho em flexão; fazer pausas em atividades prolongadas e repetitivas para o alongamento do punho e dedos e tratar doenças que podem causar a síndrome do túnel do carpo como diabetes, alterações de tireoide e climatério.

Leia também: Redução no estoque de sangue preocupa Hemepar

Em alta

plugins premium WordPress