Ciência e Saúde

Matinhos registra primeiro caso confirmado de Chikungunya

Prefeitura faz alerta sobre doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti

Mosquito Aedes aegypti. Curitiba, 04/12/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

A Prefeitura de Matinhos emitiu um alerta sobre o primeiro caso confirmado de Chikungunya, algo contabilizado pelas autoridades sanitárias do município. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, teve diagnóstico confirmado em uma turista mulher que veio do Paraguai e passava as férias de verão em Matinhos. A prefeitura alerta para que a população colabore na eliminação de criadouros do mosquito, visto que a maioria deles se localizam dentro das residências. 

“O caso confirmado foi de uma mulher vinda do Paraguai que passava férias na cidade. A Vigilância em Saúde alerta que a Chikungunya é somente transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os cuidados devem ser redobrados”, alerta o município.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Márcia Machado, “80% das larvas do mosquito são encontradas nas residências de moradores”. “Por isso, a população tem o dever de inspecionar suas casas e eliminar toda água parada”, reforça o município.

Ações de monitoramento

Segundo a assessoria, a prefeitura, através do Controle de Endemias, intensificou ações de monitoramento vetorial em locais com grandes índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti. “De acordo com a Secretaria da Saúde, a parceria entre as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental tem sido de extrema importância, pela agilidade e eficiência na identificação de novos casos, tanto de Dengue quanto de Chikungunya”, finaliza o município.

Com informações da Prefeitura de Matinhos/Departamento de Comunicação

Você também poderá gostar

Matinhos registra primeiro caso confirmado de Chikungunya

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Matinhos registra primeiro caso confirmado de Chikungunya

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.