Ciência e Saúde

Litoral registra um novo caso de Dengue em uma semana

22 casos estão sob investigação em Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) divulgou na tarde de quarta-feira, 3, um novo Informe Epidemiológico sobre a situação da dengue em todo o Paraná.

O boletim semanal registra 337 casos confirmados. São 36 casos a mais que o informe anterior. 

Os dados são do 11.º Informe Epidemiológico da dengue, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1.º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Litoral 

Segundo os dados técnicos, o litoral paranaense contabiliza 8 casos confirmados de dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. Neste Informe Epidemiológico o registro do caso aconteceu no município de Guaratuba.  

O boletim aponta também que 22 casos estão sob investigação na região, sendo nos municípios de Guaratuba (1), Paranaguá (13) e Pontal do Paraná (8).

Paraná

Os novos casos confirmados foram registrados em Foz do Iguaçu, Medianeira, Altônia, Paranavaí, Maringá, Cambé e Ibiporã.

Há ainda, 1.911 casos em investigação e 249 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 6.736 para 7.356. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

Prevenção

“A Sesa reforça à população que a principal medida de prevenção para a doença é a eliminação dos pontos que podem acumular água e se transformar em criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, “o vetor transmissor se prolifera quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, como nos pratinhos de vasos de plantas, caixas d´água e reservatórios e destampados, garrafas plásticas, entre outros recipientes, por isso deixamos o alerta a todos, para que nos ajudem a conter a doença”.

Orientação

Além das medidas já conhecidas para prevenção e evitar a proliferação do mosquito Aedes, é importante que a população, ao ter sintomas como febre alta, de início súbito, acompanhada de dor de cabeça, dor no corpo, manchas avermelhadas pelo corpo, mal-estar, procure orientação médica. Os casos que evoluírem com dor abdominal forte, vômitos, tontura, sangramentos ou manchas roxas na pele, devem procurar serviços de pronto atendimento.

É importante evitar a automedicação, pois há medicamentos contraindicados em caso de dengue.

Com informações da Sesa


Litoral registra um novo caso de Dengue em uma semanaAvatar de Redação

Redação

Litoral registra um novo caso de Dengue em uma semana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar