conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral do Paraná recebe Programa “Conscientizar +” com atendimento gratuito contra o câncer de pele

Até o domingo, 9, os profissionais estarão em Pontal do Paraná

Publicado

em

Foto: Assessoria Erasto Gaertner

O Programa “Conscientizar +” deu início no Dezembro Laranja, mês de prevenção contra o câncer de pele, a uma ação que marcará presença no litoral até o fim de janeiro. O projeto, uma iniciativa do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, prestará atendimento gratuito em três locais do Paraná e um de Santa Catarina. São eles: Pontal do Paraná (PR), Caiobá (PR), Guaratuba (PR) e São Francisco (SC).

Os serviços serão realizados em tendas instaladas nas praias dos balneários e nas unidades de saúde municipais, visando a identificar manchas suspeitas da doença nas populações locais e nos turistas.

A mobilização abarca duas frentes de ação. A primeira consiste em um rastreamento organizado. Por meio desse sistema, os moradores já podem responder a um questionário on-line sobre histórico familiar de câncer de pele, frequência de consulta ao dermatologista e cor de pele, entre outras questões.

Neste mês, a equipe do Erasto visitará as unidades de saúde das cidades contempladas para prestar atendimento aos pacientes que precisarem de avaliação mais aprofundada após terem passado por essa primeira triagem virtual. As consultas presenciais serão agendadas pelo próprio município, e os casos que se confirmarem suspeitos vão ser encaminhados para biópsia.

Cronograma 

O cronograma da visita às unidades ficou assim definido: de 6 a 9 de janeiro, os profissionais estarão em Pontal do Paraná; dos dias 13 a 16, em Caiobá; de 20 a 23, em Guaratuba; e de 27 a 30, em São Francisco.

“O rastreamento organizado, que é feito através de nosso app, com atendimento de nossa equipe, é o método mais eficaz. Ele garante controle de qualidade e monitoramento em todas as etapas do processo. Diferencia-se do chamado rastreio oportunístico, que é ofertado, como o próprio nome diz, oportunamente às pessoas que chegam por iniciativa própria às unidades de saúde. Ou seja, com o rastreio organizado, estamos adotando uma conduta proativa, estimulando o paciente a se precaver e indo até ele”, disse a coordenadora médica do Programa “Conscientizar +”, Dra. Shirlei Suss.

A outra frente de atividades ocorrerá diretamente nas praias das quatro cidades, também neste mês de janeiro. A equipe do Erasto oferecerá orientações para banhistas e demais frequentadores sobre os cuidados com a pele, avaliando também sinais suspeitos. Os trabalhos ocorrerão em tendas instaladas em pontos estratégicos da orla.

Serviços serão realizados em tendas instaladas nas praias dos balneários e nas unidades de saúde municipais
Foto: Assessoria Erasto Gaertner

Projeto

O “Conscientizar +” foi lançado em 2019 com o objetivo de mobilizar a sociedade para causas que envolvam a responsabilidade social e saúde, divulgando informações e engajando-a em ações que promovam o bem-estar coletivo. Logo no seu primeiro ano de atividade, foram atendidas mais de 3 mil pessoas.

Fonte: Assessoria Erasto Gaertner