conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Secretaria de Saúde autoriza novo repasse de R$ 790 mil para os municípios do Litoral

A medida atende ao pleito feito pelos prefeitos

Publicado

em

Foto: Danilo Avanci/Sesa

A Secretaria estadual de Saúde repassou R$ 790.512,00 para o Consórcio Municipal de Saúde do Litoral (Cislipa) na quarta-feira, 26. A ação é parte do apoio aos municípios do Litoral para a operacionalização do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022.

Estes recursos são destinados à complementação de valores para contratação de profissionais médicos e de enfermagem, e irá beneficiar todos os sete municípios da 1.ª Regional de Saúde. A medida atende ao pleito feito pelos prefeitos, que se reuniram com o secretário de Saúde, Beto Preto, no começo deste mês, para garantir o atendimento à demanda de moradores e veranistas que se deslocam para estes municípios, aumentando a procura pelos serviços de saúde, por conta da Covid-19 e da gripe H3N2.

“Os prefeitos e as equipes de saúde merecem o reconhecimento pelo grande esforço que está sendo feito para o atendimento da população local e também dos turistas. Com essa medida, buscamos auxiliar também na demanda de recursos humanos na região, através do Consórcio”, destacou o secretário.

Além destes repasses, ele determinou uma revisão nos fluxos de atendimento de pacientes junto da Regulação Estadual e local, objetivando uma maior rapidez no atendimento e transferências de pacientes para os hospitais da rede. Dentre as orientações, ganha destaque a incorporação de uma nova ambulância em Guaratuba, que, somada a meios de transporte como aeronaves de asa fixa e móvel, deve facilitar o transporte de pacientes em toda a região.

Estes recursos são destinados à complementação de valores para contratação de profissionais médicos e de enfermagem (Foto: Danilo Avanci/Sesa)

Fonte: AEN