conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral confirma 226 novos casos de Dengue em uma semana

Paranaguá, Morretes e Antonina estão em epidemia. Foto: Divulgação / Portal Brasil

Publicado

em

Na terça-feira, 11, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico sobre a situação da Dengue, Zika e Chikungunya em todo o Paraná. De acordo com o boletim, em uma semana, 226 novos casos de Dengue foram registrados no litoral, a maior parte deles (95) em Paranaguá. Além disso, houve o registro de novos casos da doença nos municípios de Morretes (76), Guaratuba (38), Antonina (14), e Guaraqueçaba (2).

O informe registra a situação da Dengue desde 11 de agosto de 2020. Segundo a Sesa, Paranaguá, Morretes e Antonina apresentam incidências acumuladas de casos da doença de, respectivamente, 1.373,76, 1.906,39 e 1.041,50 e estão em situação de epidemia. Os três municípios apresentaram crescimento de casos nas últimas semanas.

“O combate ao mosquito Aedes aegypti é responsabilidade de toda população, é importante repetirmos sempre que a principal medida preventiva para a Dengue é a remoção dos criadouros, evitar o acúmulo de água nas áreas externas e internas das residências, pois estes pontos podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito”, alertou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

O município que conta com mais pacientes com a enfermidade até o momento na região é Paranaguá, que registra 2.148 casos, já Morretes registra 322 casos, Antonina tem 205 pessoas infectadas, Guaratuba apresenta 128 casos da doença, Matinhos tem 8 casos, Guaraqueçaba, 4 e Pontal do Paraná conta com 3 infecções pela Dengue.

O Informe Epidemiológico n.º 031/2020-2021 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.

Sobre os casos suspeitos e que estão sendo investigados no litoral do Paraná são: Morretes (110); Antonina (111); Paranaguá (100); Guaratuba (66); Pontal do Paraná (65) e Matinhos (9) e Guaraqueçaba (5).

Paraná

O Informe Epidemiológico da Dengue divulgado na terça-feira, 11, pela Secretaria da Saúde do Paraná, registra 1.383 novos casos da doença no Estado. Agora, o Paraná soma 14.843 casos confirmados desde o início do período, em agosto do ano passado.

Deste total, 13.083 casos são autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram Dengue no município de residência. Quatro municípios apresentam casos autóctones pela primeira vez no período Pranchita, Campo Bonito, Alvorada do Sul e Carlópolis.

Nenhum novo óbito foi registrado nesta semana. O período contabiliza 19 óbitos; 6 pessoas residiam em Londrina, 3 em Foz do Iguaçu, 2 em Paranaguá, 2 em Cambé, e mais um óbito de pessoas residentes em Paraíso do Norte, Santo Antônio do Caiuá, Maringá, Apucarana, Alvorada do Sul e Assaí.

“A Dengue pode ser prevenida com a adoção de medidas dentro de casa, com a remoção dos focos e eliminação de pontos que acumulam água nos ambientes residenciais; o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, se prolifera nestes locais e recipientes”, disse Beto Preto.

O Informe registra ainda 69.609 notificações para a Dengue, destes 31.109 já foram descartados e 13.794 casos seguem em investigação.

Em alta

plugins premium WordPress