conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Instituto Peito Aberto retoma Projeto Saúde para incentivar a prática de atividade física

Pacientes realizam caminhadas, pilates, fisioterapia, treinamento funcional, musculação e remo

Publicado

em

Foto: André Alexandre

Neste mês de fevereiro, o Instituto Peito Aberto, em Paranaguá, retomou as atividades para acolher mulheres que recebem o diagnóstico e que estão em tratamento do câncer de mama. Atualmente, são 86 pacientes atendidas, que estão em diversas etapas do acompanhamento e, neste ano, a equipe tem incentivado ainda mais a prática de atividades físicas entre elas para promoção do bem-estar e saúde.

“Todos os projetos do Instituto estão sendo retomados esse ano, assim como o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30”, afirmou a diretora geral do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro. 

Com a pandemia, os atendimentos precisaram ser restritos. “Havíamos reduzido nossos dias de funcionamento, porém agora, com o retorno dos nossos voluntários, conseguiremos, aos poucos, voltar ao normal. Contamos com uma equipe de 35 voluntários atualmente”, destacou Fabiana.

O Projeto Saúde foi retomado para incentivar as pacientes a colocarem em dia sua rotina e prática de atividade física como forma de prevenção da doença. “Entre as atividades oferecidas e coordenadas por voluntários estão: caminhadas, pilates, fisioterapia, funcional e musculação (na academia OCS). Vamos implantar junto à Parana Hoe uma remada semanal gratuita para as pacientes já liberadas para tal esporte”, contou Fabiana sobre a novidade.

Pacientes liberadas para fazer esporte terão uma remada semanal gratuita
Foto: André Alexandre

Alguns profissionais da área também são voluntários no Instituto e contribuem para o atendimento integral das mulheres. “Dentro do Projeto Saúde, ainda temos os atendimentos nutricionais, psicológicos e odontológicos. Todas as pacientes ao chegarem ao Instituto, além de serem acolhidas por uma ex-paciente, também passam pela assistente social que faz os encaminhamentos para os projetos que essa mulher necessita”, relatou Fabiana.

Rodas de conversa

As rodas de conversa, intermediadas por uma psicóloga, também serão retomadas neste ano. “Nesses encontros podemos promover a troca de experiência entre as pacientes e passar orientações importantes para que esse momento tão difícil se torne um pouco mais leve”, declarou a diretora do Instituto.

O Instituto Peito Aberto é formado por mulheres que lutam contra o câncer de mama e resolveram transformar a dor em amor ao próximo. Aquelas que estão passando pelo câncer de mama ou que desejam ser voluntárias podem entrar em contato pelo telefone (41) 99923-9493. A equipe possui sede na Rua Manoel Bonifácio, 622, 1.º andar. “Se você está enfrentando o câncer de mama ou se quer fazer uma doação, venha nos fazer uma visita”, destacou o Instituto.