Connect with us

Ciência e Saúde

Hemepar em Paranaguá precisa de sangue tipo A negativo

Interessados devem agendar atendimento (Foto: Venilton Kuchler/AEN)

Publicado

em

Com a recomendação de isolamento social para evitar o avanço da Covid-19, o número de doadores de sangue diminuiu nas unidades de coleta. Há cerca de um mês, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) fez um apelo para que a população colaborasse nesse momento. O pedido foi atendido, no entanto, o estoque do sangue tipo A negativo ainda está baixo.

“Hoje, os estoques deram uma melhorada devido ao trabalho de mídia e pela rede Hemepar. Os cidadãos estão colaborando, todos os tipos sanguíneos são bem vindos, porém estamos precisando, principalmente, do sangue tipo A negativo”, afirmou o chefe da unidade de coleta em Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura.

A sede do Hemepar está localizada na Avenida Gabriel de Lara, n.º 657, no bairro João Gualberto, e o horário atual de funcionamento é às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. “Estamos trabalhando apenas com agendamento, pelos telefones (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663”, destacou Moura.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue os cidadãos que tem entre 16 e 59 anos, sendo que os menores deverão ir acompanhados por pais ou responsáveis. “Pedimos que doadores de 60 a 69 permaneçam em casa, esperando passar a pandemia”, frisou o chefe da unidade em Paranaguá.

Além de estar na faixa etária citada, os doadores precisam pesar mais de 50 kg, estar alimentado e hidratado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Para doar, é preciso apresentar um documento com foto, que pode ser Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe.

É fundamental que o candidato a doador não apresente manifestações gripais, tais como coriza, dor de garganta, rinite, alergias e tosse. “Se tomou vacina da gripe, tem que aguardar 48h para doar sangue. Quem fez tatuagem, piercing e maquiagem definitiva só pode fazer doação após um ano da realização destes procedimentos”, alertou Moura.

Medidas de prevenção

Algumas medidas foram adotadas pelo Hemepar para evitar a transmissão do Coronavírus. “Para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, tomamos algumas medidas. Diminuímos o número de cadeiras na recepção, mantendo certa distância entre as pessoas, sinalizamos a distância de um metro entre a recepcionista e o doador, disponibilizamos álcool em gel em toda recepção, sala de coleta e de lanche, todos os colaboradores estão usando os EPIs como máscara, luvas e viseiras e estamos trabalhando com agendamento para evitar aglomerações. Lembrando sempre, doar é um ato de amor”, finalizou o chefe do Hemepar em Paranaguá.