A Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) realizou na sexta-feira, 15, ação voltada as profissionais de saúde que atuam no Centro de Diagnóstico João Paulo II. A atividade que teve como tema “Cuidar de quem cuida” faz parte das ações no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e que visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher.
![Fundação de Assistência à Saúde realiza ação com o tema Cuidar de quem cuida 2 z3haynu](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2021/10/z3haynu.jpg)
(Foto: Secom/PMP)
O evento organizado pela equipe da Fasp ainda contou com o relato de superação da paciente Raquel Matciulevitz Moraes de Oliveira que narrou para as profissionais de saúde como ela venceu um câncer de mama e a importância dos profissionais no seu processo de tratamento. Raquel estava acompanhada pela Carina de Moraes Oliveira.
Além de outras atividades, a ação contou com a participação da consultora de beleza, Loriane Morais que falou sobre a importância do autocuidado com a pele. As profissionais de saúde ainda tiveram a oportunidade de praticar cuidados básicos com a pele e finalizar com a prática da maquiagem.
“A Fasp agradece a todos que participaram e aos envolvidos nessa ação de incentivar e motivar o cuidado com os profissionais que cuidam diariamente da população e que também necessitam e merecem ser cuidadas com carinho”, destaca a diretora geral da Fasp, Everllin Camargo Guiguer.
A diretora geral da Fundação relata que desde o início da pandemia profissionais de saúde trabalharam intensamente para atender a alta demanda existente e muitos deixaram de lado o autocuidado. “A instituição quer trazer para a vida dessas profissionais a importância desse autocuidado, pois quem cuida também precisa de atenção”, avalia.
A Diretora de Atenção à Saúde Dellyane Mariano observa que um dos objetivos da instituição é trazer cada vez mais ações voltadas aos profissionais de saúde. “Para contar com um serviço de saúde saudável é também preciso olhar com atenção para os profissionais de saúde”, comenta.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá