Nos últimos dias, o litoral do Paraná, em especial Paranaguá, vem registrando altas temperaturas, passando dos 40ºC de sensação térmica.
Porém, neste período, a prática de exercícios aumenta, mas, apesar das atividades físicas trazerem benefícios, alguns cuidados devem ser tomados devido ao calor excessivo, que podem resultar em alguns problemas para à saúde.
O forte calor pode favorecer condições como insolação, alteração na pressão arterial, desidratação e doenças da pele e do coração.
Segundo o educador físico, Rubinho Gutierrez, “é primordial se hidratar. As pessoas precisam entender que nós perdemos líquido até respirando ou dormindo. Então, com o calor excessivo a gente tem que tomar mais água”. “O ideal é estar com calção, uma camiseta de preferência com o tecido fresco, porque os poros, precisam estar limpos” complementa.

Outro detalhe importante é sobre o protetor solar, onde muitas pessoas esquecem de aplicar. Segundo Rubinho, “o sol é bom pela vitamina D, mas temos que tomar cuidado com o câncer de pele, por isso deve-se passar o filtro solar entre 10 e 15 minutos”. “ Outra questão é a alimentação, que precisar ser nutritiva mas leve”, destaca.
Com relação à intensidade dos treinos, a dica é, “com calor excessivo diminua, porque o nosso corpo vai desidratar muito rápido, consequentemente você vai cansar mais rápido, e pode ocasionar uma lesão”, destaca o educador.
Um dos cuidados é referente aos idosos, onde segundo Gutierrez “eles devem se exercitar de preferência antes do sol forte ou depois dele. E é primordial para o idoso ficar atento à hidratação, porque geralmente pessoas de idade não sentem sede”.
Então para você amante das atividades físicas, se atente as dicas, e evite a exposição entre às 10 horas até às 17 horas, e assim você terá uma vida saudável e sem correr riscos.