conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia fala do “Março Lilás, mês de conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero”

Dr. Nélio Valente Costa é formado em Medicina, com Residência Médica pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Publicado

em

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia fala do “Março Lilás, mês de conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero"

Neste espaço do Momento Saúde Unimed Paranaguá, Dr. Nélio Valente Costa, médico Ginecologista e Obstetra da Unimed Paranaguá, fala da conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero.

Durante todo o mês de março, ações devem ser direcionadas ao Março Lilás, campanha para conscientização e combate ao câncer do colo do útero. Neste contexto, Dr. Nélio esclarece a importância do exame PCCU (preventivo do câncer do colo uterino) ou Papanicolau, que é o exame de prevenção ao câncer no colo do útero, o objetivo principal de ser realizado esse exame é detectar células cancerosas no colo do útero, o exame do PCCU deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Confira:

O que pode ocasionar o câncer de colo do útero?

Dr. Nélio Costa: O câncer do colo do útero é induzido por um vírus conhecido como HPV (papilomavírus humano), que se transmite nas relações sexuais sem preservativo. Sabe-se que 80% das mulheres vão adquirir esse vírus em alguma fase da vida sexual. Em uma parcela muito pequena, esse vírus vai se fixar nas células ao colo do útero e induzir, através dos anos, ao câncer do colo. Dessa forma, sabe-se que não tem nenhuma característica hereditária.

Como prevenir esse tipo de câncer?

Dr. Nélio Costa: O câncer do colo do útero é prevenido através do Papanicolau, ou seja, citologia oncótica, obtida através de uma raspagem do colo do útero. O nome preventivo surgiu porque esse exame detecta alterações muito precoces, as quais, ao serem tratadas, logo abortam esse processo de evolução do câncer.

Mulheres jovens podem ter câncer do colo do útero?

Dr. Nélio Costa:  Sim. Esse câncer não é próprio de mulheres de mais idade, até as adolescentes podem adquirir, desde que estejam mantendo relações sexuais. A partir de dois anos da vida sexual já existe o risco, por isso o preventivo é indicado em qualquer idade em todas as mulheres que mantêm relações a partir deste tempo.

Leia também: Paranaguá registra 213 casos de dengue

Em alta

plugins premium WordPress