Na terça-feira, 2, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o Informe Epidemiológico n.º 021/2020-2021 sobre a situação da dengue em todo o Paraná. Segundo os dados técnicos, o litoral paranaense contabiliza 215 casos confirmados de dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. Em Paranaguá são, ao todo, 213 casos, sendo 17 novos infectados em uma semana. A análise abrange o período entre o dia 24 de fevereiro e 2 de março.
Com relação à dengue, a região totaliza 215 casos desde o mês de agosto de 2020, período epidemiológico que seguirá até o final de julho deste ano. O município que conta com mais pacientes com a enfermidade até o momento na região é Paranaguá, que registra 213 casos, já os municípios de Matinhos e Guaratuba contabilizam um caso da doença em cada cidade.
O litoral do Paraná tem 86 casos em investigação da doença, sendo Paranaguá (67); Pontal do Paraná (7); Morretes (4); Antonina (4); Guaratuba (2) e Guaraqueçaba (2). De acordo com a Sesa, nenhuma morte por causa da dengue foi registrada na região.
O Informe Epidemiológico n.º 021/2020-2021 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.
Paraná
O Paraná totaliza 3.424 casos da doença no atual período epidemiológico. São 295 novos casos confirmados no Estado.
Segundo a Sesa, o Paraná confirmou um novo óbito em decorrência da dengue. “O óbito divulgado foi registrado em 9 de fevereiro de 2021, no município de Londrina. Trata-se de um homem, de 70 anos, que apresentava quadro de hipertensão arterial e que contraiu a doença no município onde residia”, informou.
“A Secretaria da Saúde do Paraná tem apoiado sistematicamente ações de remoção técnica de criadouros do mosquito transmissor da dengue junto aos municípios; deslocamos nossas equipes técnicas para este trabalho que engloba ainda a orientação nos mutirões de limpeza e informações junto à comunidade”, disse o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto.
O informe desta semana apresenta 16 municípios com dengue com sinais de alarme e sete com casos de dengue grave. O Paraná soma 33.484 notificações para a dengue em 346 municípios. O Estado tem ainda 8.349 casos em investigação.
O secretário Beto Preto ressaltou que, neste momento que o Estado passa pelo agravamento da pandemia do Coronavírus, é preciso ter atenção redobrada com os agravos que podem ser preveníveis, como a dengue. “Esta prevenção está ao alcance de todos com a eliminação de pontos que acumulam água parada nos quintais e ambientes internos das residências; cerca de 90% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão em espaços domésticos e podem ser removidos. Por isso, conclamamos a participação e o envolvimento da população neste enfrentamento; a dengue é grave e continua provocando a morte de pessoas no Estado”, destacou.
Leia também: Médica Ortopedista explica a Síndrome do Túnel do Carpo