Esta já é a segunda vez no ano que o técnico em enfermagem, Edimar Leichsenring França, vai até a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá (Hemepar), doar sangue. Há seis anos, motivado pelos locais que ainda trabalha, a Cotriguaçu e o Hospital Regional do Litoral, ele não deixa de comparecer e doar um pouco de si em prol do outro. Profissional na área da saúde, ele sabe da importância de campanhas para mobilizar a população para esse gesto solidário que salva vidas.
O dia 14 de junho é o Dia do Doador de Sangue e celebra a atitude voluntária que muitos cidadãos têm e que garante o estoque nos hemocentros. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.
Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade de sangue e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular durante o ano.
Edimar começou a doar sangue através de uma campanha na empresa que atua, o que hoje já se tornou tradição. “Agora, realizamos todos os anos a campanha no mês de junho, mas fora isso venho mais vezes no ano para doar. As empresas, realizando esta campanha, motivam os colaboradores e seus familiares também”, disse o doador.
Ele conta que após se tornar um doador de sangue, sua esposa e amigos também se tornaram. “A campanha nas empresas é um fator muito importante. Hoje, realizo a minha segunda doação deste ano. Eu me sinto alegre de estar ajudando outras pessoas, sabemos que não são muitas pessoas que doam sangue e, muitas vezes, não tem sangue disponível na cidade e eles tem que buscar de fora”, completou Edimar.
A assistente social da UCT Paranaguá, responsável pela captação de doadores, Nádia Cristina Tadra, deixou uma mensagem aos doadores. “O dia 14 de junho é um dia muito especial, porque é comemorado o Dia Mundial do Doador. Ser doador, essa atitude solidária e altruísta, o de salvar vidas, não tem preço, e melhorar a qualidade de vida de todos. Deixo um abraço especial da equipe do Hemepar de Paranaguá, a gente aguarda os agendamentos e as doações. Muito obrigada a todos”, destacou Nádia.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Quem pode ser doador de sangue
Para doar sangue, as pessoas devem ter entre 16 e 69 anos (menores de idade acompanhados pelo responsável legal), pesar mais de 51 quilos e estar bem de saúde.
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá (Hemepar) está localizada na Av. Gabriel de Lara, 657, ao lado da 1.ª Regional de Saúde.