Na segunda-feira, 25, começou a Campanha de Vacinação contra a Gripe no Paraná. Somente no primeiro dia de campanha, em Paranaguá, foram aplicadas, aproximadamente, 350 doses em pessoas que fazem parte do público preconizado pelo Ministério da Saúde. Esses moradores procuraram as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar contra a doença.
O Paraná recebeu um novo lote de vacinas contra a gripe, foram mais 512 mil doses distribuídas para as 22 Regionais de Saúde. Os novos imunizantes ficam armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para posteriormente serem distribuídos.
O período de vacinação contra a Influenza vai até o dia 31 de maio, sendo 13 de abril o Dia D de mobilização nacional. A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, estes grupos representam 4.556.962 pessoas em todo o Estado.
“Temos que fazer a vacinação contra a gripe acontecer em todos os 399 municípios. Estamos com grandes expectativas para alcançar a maior cobertura possível e para isso fazemos um apelo a todas as pessoas que integram os grupos prioritários para que compareçam ao posto de vacinação mais próximo ao longo desta semana e durante a campanha, que vai até maio”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Os grupos prioritários incluem ainda trabalhadores da saúde, educadores do ensino fundamental e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e resgate, membros das forças armadas, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições médicas especiais (independentemente da idade), e pessoas com deficiência permanente.
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longa distância), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, assim como adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos) também integram a lista.
DADOS
No ano passado, o público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná contemplou 4.628.252 pessoas. O Estado atingiu 55,40% de cobertura vacinal geral dos grupos prioritários e 52,61% de cobertura dos povos indígenas.
Devido à disponibilidade de doses nas unidades de saúde, a Secretaria da Saúde abriu a vacinação para a população em geral, chegando a 3.298.041 doses aplicadas no total. O Paraná ficou em 6.º no ranking dos Estados que mais vacinaram, atrás do Rio Grande do Sul (3.592.450 doses), Bahia (3.965.527), Rio de Janeiro (4.313.945), Minas Gerais (7.452.798) e São Paulo (14.429.728).
Em 2023 foram notificados 996 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 97 óbitos. De acordo com o 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado neste mês, em 2024 o Paraná registrou 37 casos e cinco óbitos de SRAG por Influenza.
CUIDADOS
Além da vacina, outros cuidados preventivos podem ser tomados para evitar a contaminação da gripe. Entre as orientações estão: uso de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.
VÍRUS
A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação dos vírus é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.
Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito. Ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Sesa