Connect with us

Ciência e Saúde

Atividades físicas trazem benefícios durante o isolamento social

A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, além de trazer benefícios para todo o organismo

Publicado

em

A prática regular de atividades físicas tem sido apontada como uma das alternativas para evitar o estresse e ansiedade durante o isolamento social, ocasionado pela pandemia do Coronavírus.

Vale destacar que os benefícios das atividades físicas durante o isolamento social vão além de questões estéticas, pois tais ações auxiliam no fortalecimento da saúde mental, como destaca o personal trainer Bruno Zacharias, o qual fala da importância da atividade física para a saúde do corpo e da mente. “Desassociamos a estética e cuidamos do corpo e mente. A OMS indica atividade física e uma qualidade de vida longe de stress para estarmos mais seguros. Precisamos estar com os músculos e nosso coração e pulmão em dia para nos precavermos, já que a doença ataca muito a parte cardiorrespiratória do paciente”, destaca Bruno.

Ele destaca também que as atividades físicas contribuem para diminuir a ansiedade por estar tanto tempo em isolamento social. “A ideia é justamente esta, poder ocupar a mente e cuidar de você mesmo. Exercitar o corpo e a mente certamente ocasiona melhora no funcionamento do organismo, auxilia no sono, mantém uma postura boa longe de sofá e apenas cama. Cuidem de vocês, não deixem para amanhã pode ser uma frase clichê, mas é de grande valia. Sinta-se bem, no começo é difícil e você pode começar aos poucos, mas comece! Amanhã pode ser tarde demais e você dirá que poderia ter começado antes”, completa.

O professor de Educação Física, Rafael Nascimento Neves, reitera que ficar de quarentena não é sinônimo de abandonar a rotina de exercícios. “A saúde e a qualidade de vida das pessoas podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular da atividade física. Praticar exercício físico promove significativas melhoras nas respostas imunológicas, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Covid-19. A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controla os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e é uma grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros”, destaca Rafael, enfatizando que realizar atividades físicas regularmente tem sido apontado como uma das alternativas para reduzir e até evitar o estresse e ansiedade, principalmente com as preocupações causadas pela pandemia.

Foto: Ilustrativa