conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Aplicação do “fumacê” foi realizada na área central de Antonina

Objetivo é combater a proliferação do Aedes Aegypti e prevenção contra a Dengue

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Antonina/Divulgação

A Prefeitura de Antonina, por meio da Vigilância em Saúde, realizou na quarta-feira, 22, a aplicação de “fumacê” para combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, responsável pela transmissão da Dengue e outras doenças como a Chikungunya e Zika vírus, algo que foi iniciado no município na primeira semana de março. O inseticida foi aplicado no início da manhã, às 7h, na Travessa Bom Jesus, na área central da cidade.

“Antonina registrou nos últimos dias novos casos de dengue, e a Prefeitura de Antonina, através da Vigilância Ambiental alerta sobre os cuidados para a prevenção da Dengue, pois recentemente cinco casos autóctones (adquiridos na cidade) da doença foram confirmados”, alerta a Prefeitura.

Segundo o município, “para evitar transmissão foi realizado no dia 22 de março o raio de bloqueio onde foi detectado um novo caso positivo, apesar de ser uma das ferramentas mais requisitadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, é utilizado como uma estratégia complementar ao trabalho da equipe de Vigilância Ambiental e dos agentes de combate a endemias contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, acrescenta.

De acordo com a Prefeitura, o inseticida, que é nebulizado durante a passagem das equipes, atinge o Aedes Aegypti na fase adulta. “Segundo o Ministério da Saúde, a medida mais eficaz de controle e prevenção é no estágio larvário, através da eliminação de água acumulada no ambiente intradomiciliar. A colaboração de todos é necessária neste momento, vamos cuidar do nosso quintal e ficar atento aos sintomas”, solicita o município. 

Abertura de portas e janelas

Prefeitura pede também que população colabore na eliminação de criadouros do mosquito em suas residências (Foto: Prefeitura de Antonina/Divulgação)

O município divulga por suas redes sociais de forma prévia a passagem do fumacê nos bairros. A orientação é para que a população dos bairros onde o inseticida for aplicado abra as portas e janelas de sua residência durante a passagem da bomba pulverizadora, para que o produto tenha o alcance ampliado. “Também solicitamos que isolem seus animais em ambientes fechados e que as pessoas com problemas respiratórios fiquem em local isolado da residência durante e até 30 minutos após a aplicação do inseticida”, orienta, ressaltando que o procedimento segue manual determinado do Ministério da Saúde (MS).

Antonina conta com cinco casos confirmados de Dengue

Segundo o Informe Técnico n.º 30 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado na última terça-feira, 21, Antonina, desde agosto de 2022 até março de 2023, conta com cinco casos confirmados de Dengue. Nenhuma morte decorrente da doença ou caso grave foram detectados. 

Atualmente, há 11 casos suspeitos da  Dengue que estão sendo investigados em Antonina pela Sesa. O município não conta com nenhum registro ou suspeita de Chikungunya ou Zika vírus.

Os boletins podem ser acessados no site da Sesa.

Com informações da Prefeitura de Antonina e Sesa

Em alta

plugins premium WordPress