conecte-se conosco

Cidadania

Secretaria de Inclusão faz blitz educativa de conscientização sobre os direitos das pessoas com autismo

“Paranaguá é uma cidade que se destaca por sua dedicação à inclusão e ao respeito”, disse Camila Leite

Publicado

em

Fotos: SEMI

A equipe da Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá (Semi), em parceria com algumas secretarias, realizou no sábado pela manhã, uma ação nos supermercados do município com o objetivo de orientar funcionários e clientes sobre a fila preferencial e sobre o cordão de girassol.

“Neste sábado de manhã, realizamos uma importante ação de conscientização em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo, Trabalho, Comunicação, Indústria e Comércio, Educação e Segurança. O objetivo foi orientar sobre o atendimento preferencial e esclarecer o significado do cordão de girassol, símbolo de deficiências ocultas. Paranaguá é uma cidade que se destaca por sua dedicação à inclusão e ao respeito”, disse Camila Leite, que aproveitou para agradecer a todos pelo empenho e dedicação na iniciativa. “Agradecemos a todos os envolvidos por tornar essa iniciativa possível e por contribuir para um ambiente mais inclusivo e respeitoso em nosso comércio local. Juntos, estamos construindo um espaço onde todos possam se sentir bem-vindos e compreendidos”, completou.

1.º Circuito PCD de Paranaguá

Camila Leite também aproveitou para reiterar o convite à população para participar do 1.º Circuito PCD “Correr, Andar e Rodar” de Paranaguá. O evento inclusivo de iniciativa da SEMI será realizado no dia 26 de agosto, no Aeroparque, das 13h30 às 18h, e gratuito.  “O circuito é projetado para proporcionar um espaço de atividades esportivas adaptadas e inclusivas, visando a celebração da diversidade e a promoção do esporte para pessoas com deficiência”, destaca a secretária.

Informações

Foram reforçadas informações sobre a fila de atendimento preferencial, como a prioridade absoluta que é destinada a pessoas com mais de 80 anos e, após esta prioridade, seguem pela ordem de preferência pessoas enfermas, idoso, obesos, gestantes, lactantes ou crianças de colo. Depois vem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas com transtorno do espectro autista e com deficiência visual acompanhada de cão-guia.

Recentemente, foi sancionada a lei que reconhece o uso e a importância do cordão de girassol para pessoal com uma deficiência não visível.

São pessoas com autismo, TDAH, deficiência intelectual, auditiva e visual, entre outras, que podem precisar da ajuda de alguém em determinada situação.

Os clientes foram orientados a ceder a vez, o lugar ou dar passagem para pessoas que estejam usando o cordão de girassol, usar de empatia e cordialidade.

Em alta

plugins premium WordPress