O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que atinge muitos lares brasileiros. Em Paranaguá, um grupo de mães de autistas criou a UFA – União de Famílias pelo Autismo. A associação tem o objetivo de chamar a atenção, debater o assunto e auxiliar pais, professores e amigos no tratamento com as pessoas com autismo. Na sexta-feira, 29, o prefeito Marcelo Roque esteve com as representantes da UFA para conhecer a associação e viabilizar ações futuras.
“Temos conhecimento das dificuldades que as famílias de autistas passam, o preconceito ainda é grande e precisamos alertar a população sobre esse assunto para darmos condições melhores, que vão desde o tratamento clínico até o convívio em sociedade”, afirma o prefeito.
Associação tem o objetivo de chamar a atenção, debater o assunto e auxiliar pais, professores e amigos no tratamento com as pessoas com autismo
A UFA iniciou os trabalhos em janeiro deste ano e conta com 32 associados de todo o litoral. A presidente da associação, Elci Matos do Carmo, explica que o grupo busca parcerias para realizar os projetos futuros. “Viemos até o prefeito para apresentar nossa associação e falarmos das nossas ideias de conscientização sobre o autismo e ações para ajudar as famílias que passam pelo que nós passamos”, declara a presidente da Associação, Elci.
SEMANA DO AUTISMO
O dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como forma de disseminar o conhecimento sobre o transtorno e dar amparo às famílias que recebem o diagnóstico de autismo em seus filhos, acontece a Semana do Autismo em Paranaguá. As atividades iniciaram na sexta-feira, na Casa Brasílio Itiberê e no sábado, 30, o Colégio Estadual José Bonifácio, às 9h, foi o local da roda de conversa com profissionais da APAE, terapeuta ocupacional e psicóloga. Na segunda-feira, 2, a Escola Eva Cavani recebeu a ação em comemoração ao dia mundial da conscientização do autismo. No dia 5 de abril, o Sesc Paranaguá recebe o 1.º Simpósio sobre o tema.
A associação é a primeira do litoral e estará em Curitiba representando a região. “Estamos realizando ações sobre a conscientização do autismo durante todo o mês, inclusive vamos a Curitiba participar do Fórum Estadual de entidades ligadas ao autismo”, conta a vice-presidente, Sara Caroline.
A primeira-dama de Paranaguá, Amanda Roque, participou do encontro e se colocou à disposição para auxiliar a associação, confirmando a participação do projeto “Patas do Bem” na programação das ações da UFA. “Em nosso projeto de terapia assistida por cães, temos crianças com casos de autismo e acompanhados de profissionais da área da terapia ocupacional, estamos ajudando muitas famílias a evoluírem nos tratamentos”, comenta Amanda.
A secretária de Educação, Vandecy Dutra, afirmou que a rede municipal de ensino terá ações de conscientização do autismo durante o mês de abril. O vereador Tiago Kutz se colocou à disposição da associação. “Após o prazo de um ano a associação poderá solicitar o pedido de utilidade pública e tenho certeza de que a Câmara dará atenção à UFA”, declara.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá