Na tarde de sexta-feira, 1.º, o município de Paranaguá celebrou o Dia do Idoso com um café da tarde servido no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, local onde é realizado o Projeto EnvelheSer, que fica localizado na Rua Manoel Bonifácio, 256, e conta com atendimento médico, exames ambulatoriais, fisioterapia, inclusão digital, atendimento jurídico e serviço social.
Neste dia se celebra uma jornada de luta pela igualdade de direitos e chama atenção para a necessidade de proteção e de cuidados com essa população. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá tem trabalhado para acolher os idosos. “Esse dia não poderia passar em branco. Nós temos os idosos, a quem devemos nossa gratidão pela construção de grandes histórias, pelo cuidado com as famílias, enfim, toda contribuição que eles dão para a sociedade. Um dia que vai além da comemoração, é um dia de reflexão, pois estamos vivendo momentos muito difíceis em relação ao desrespeito dos direitos da pessoa idosa, então precisamos sempre bater na mesma tecla, que é a valorização, a luta e o respeito por esses direitos”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva.
O fisioterapeuta e coordenador do Espaço EnvelheSer, José Eduardo Caetano, enfatiza a importância do projeto. “O local atende pessoas acima dos 60 anos de idade e conta com vários serviços, como médico especialista, ortopedista, oftalmologista, cardiologista, geriatra, tudo para atender essas pessoas com mais dignidade e respeito. O Centro de Convivência da Pessoa Idosa tem a tutela da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, e são as pastas que fazem a manutenção e preocupação com os serviços. Nós temos um responsável para dar aulas de informática, uma clínica de fisioterapia, um programa de prevenção de doenças cardiovasculares para evitar derrame e infarto através de caminhadas”, explicou.
Para participar das atividades, a pessoa acima dos 60 anos deve se apresentar no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado na Rua Manoel Bonifácio, 256, em frente a Polícia Federal. O interessado faz um cadastro e passa a ter um acompanhamento. Os serviços são todos gratuitos.
Todos os idosos que estiveram no Projeto EnvelheSer foram recepcionados por um café da tarde, depois de uma aula ministrada pelo fisioterapeuta José Eduardo Caetano, e ao final receberam uma lembrança da Secretaria de Assistência Social de Paranaguá.
“Deixo uma mensagem para que a família tenha um pensamento e uma dignidade melhor para com os seus idosos. Ampare, proteja e não deixe que aconteça nada com eles”, disse o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Diretor de Assistência Social de Paranaguá, Ariosmar Jorge.