conecte-se conosco

Cidadania

Mais de 700 pessoas procuraram o Fórum Eleitoral de Paranaguá na quarta-feira, 4

Alta procura se deve ao fechamento do cadastro para votar nas eleições deste ano

Publicado

em

O Fórum Eleitoral de Paranaguá contabilizou 736 atendimentos presenciais na quarta-feira, 4. Além de outros 1.762 atendimentos pela internet que estão aguardando análise da documentação. Entre as demandas estavam alistamento eleitoral, revisão e transferência de título. A alta procura é justificada por esse ter sido o último dia para tirar ou regularizar o título antes do fechamento do cadastro (150 dias antes das eleições). 

O Paraná também registrou um alto número de atendimentos no fim do prazo. De 25 de abril a 4 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu um total de 278.147 requerimentos de alistamento eleitoral. Foram 109.686 atendimentos presenciais nas centrais do eleitor em todo o Estado e 168.461 pela internet.

Somente na quarta-feira, 4, último dia para tirar ou regularizar o título antes do fechamento, a Justiça Eleitoral do Paraná recebeu um total de 88.256 mil requerimentos, sendo 59.928 pela internet e 28.328 presencialmente.

O número de solicitações em um único dia foi bem superior ao total dos atendimentos realizados em 2020 na soma dos 15 dias anteriores ao fechamento do cadastro, quando houve o preenchimento de 56.714 mil formulários pela internet. Na época, o atendimento presencial estava suspenso por conta da pandemia de Covid-19.

Análise dos pedidos

Os pedidos para tirar ou regularizar o título ou alterar dados do cadastro eleitoral serão avaliados pelos juízos eleitorais. A Justiça Eleitoral tem até 1º de junho para analisar todas as solicitações. Neste período, poderá entrar em contato com o eleitorado pelo e-mail ou telefone fornecidos para complementar informações ou documentos.

Os pedidos para tirar ou regularizar o título ou alterar dados do cadastro eleitoral serão avaliados pelos juízos eleitorais

Eleitorado paranaense

O eleitorado paranaense, nas Eleições 2020, era composto por 8.152.710 pessoas, distribuídas em 186 Zonas Eleitorais, que atendem aos 399 municípios do Estado. Em abril deste ano, o número de eleitoras e eleitores no Paraná chegou a 8.254.209 pessoas. O número consolidado do eleitorado apto a votar nas Eleições 2022 será conhecido somente a partir de 11 de julho.

Certidão circunstanciada

Quem precisava regularizar o título de eleitor, mas perdeu o prazo final, deve entrar em contato com um cartório eleitoral para pedir uma Certidão Circunstanciada. O documento normalmente é aceito pelos órgãos públicos para regularização de situações que dependam de quitação com a Justiça Eleitoral, mas não habilita a pessoa a votar.

Com informações do TRE-PR