Em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Guaratuba, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família, promoverá um dia especial para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA.
O evento será realizado na quarta-feira, 2 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAE), localizado na Rua Carlos Mafra, n.º 1600, no bairro Cohapar.
Essa é uma das ações organizadas pelo município de Guaratuba, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, visando o Abril Azul para conscientização dos moradores e também como incentivo à inclusão. “Não perca essa oportunidade de garantir o direito à prioridade no atendimento!”, divulgou a Prefeitura de Guaratuba.

Sobre a Carteira do Autista
Regulamentada pela Lei Federal 13.977/2020, a Ciptea é gratuita e inclui dados e informações tanto da pessoa com o espectro, como de seus responsáveis. Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira no site www.carteiradoautista.pr.gov.br.
O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, a prioridade inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Documentos necessários para a CIPTEA
Os pais de autistas em Guaratuba, que ainda não possuem a carteirinha, podem participar da ação promovida pela Prefeitura, levando os seguintes documentos:

- – RG e CPF da pessoa autista;
- – RG e CPF do responsável;
- – Fotografia 3×4 (pode ser tirada pelo celular);
- – Laudo médico contendo: Dados do paciente; Classificação Internacional de Doenças (CID); Assinatura e CRM do médico responsável;
- – Exame de tipo sanguíneo ou qualquer documento válido que comprove o tipo sanguíneo (ex.: carteira de vacinação, carteira de doação de sangue ou exame de tipo sanguíneo);
- – Comprovante de endereço;
- – E-mail para contato do responsável;
- – Telefone para contato do responsável.
Aqueles que não conseguem comprovar o tipo sanguíneo, devem pegar a guia para a realização do exame no CMAE ou na Secretaria Municipal da Saúde.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba