Cidadania

Guaratuba terá ação especial para emissão da Carteira do Autista

Mutirão acontece na quarta-feira, 2, no CMAE

Carteira do Autista

Ação será realizada no CMAE, localizado na Rua Carlos Mafra, n.º 1600, bairro Cohapar (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaratuba)

Em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Guaratuba, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família, promoverá um dia especial para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA.

O evento será realizado na quarta-feira, 2 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAE), localizado na Rua Carlos Mafra, n.º 1600, no bairro Cohapar.

Essa é uma das ações organizadas pelo município de Guaratuba, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, visando o Abril Azul para conscientização dos moradores e também como incentivo à inclusão. “Não perca essa oportunidade de garantir o direito à prioridade no atendimento!”, divulgou a Prefeitura de Guaratuba.

foto2 roberto dziura carteira do autista
Evento integra a programação da campanha de conscientização Abril Azul  (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Sobre a Carteira do Autista

Regulamentada pela Lei Federal 13.977/2020, a Ciptea é gratuita e inclui dados e informações tanto da pessoa com o espectro, como de seus responsáveis. Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira no site www.carteiradoautista.pr.gov.br.

O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, a prioridade inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Documentos necessários para a CIPTEA

Os pais de autistas em Guaratuba, que ainda não possuem a carteirinha, podem participar da ação promovida pela Prefeitura, levando os seguintes documentos: 

foto3 sedef carteira do autista
Documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados (Foto: Sedef-PR)
  • – RG e CPF da pessoa autista;
  • – RG e CPF do responsável;
  • – Fotografia 3×4 (pode ser tirada pelo celular);
  • – Laudo médico contendo: Dados do paciente; Classificação Internacional de Doenças (CID); Assinatura e CRM do médico responsável;
  • – Exame de tipo sanguíneo ou qualquer documento válido que comprove o tipo sanguíneo (ex.: carteira de vacinação, carteira de doação de sangue ou exame de tipo sanguíneo);
  • – Comprovante de endereço;
  • – E-mail para contato do responsável;
  • – Telefone para contato do responsável.

Aqueles que não conseguem comprovar o tipo sanguíneo, devem pegar a guia para a realização do exame no CMAE ou na Secretaria Municipal da Saúde.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Você também poderá gostar

Guaratuba terá ação especial para emissão da Carteira do Autista

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Guaratuba terá ação especial para emissão da Carteira do AutistaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.