conecte-se conosco

Cidadania

Fazenda da Esperança trabalhará na recuperação de dependentes químicos em Paranaguá

Local fica na Colônia Santa Cruz, KM 3, na PR-508

Publicado

em

Fotos: Divulgação

No dia 14 de novembro ocorreu a cerimônia simbólica para o início da Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Rosário do Rocio, em Paranaguá. A celebração da Palavra contou com a presença do Bispo Diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, e do Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança.

FEIRA DA PARTILHA

O espaço foi adquirido através dos recursos arrecadados com a Feira da Partilha, realizada em agosto de 2023, com produtos doados pela Receita Federal. “ Já tem local e fizemos uma cerimônia simbólica para apresentar à sociedade. Foram os recursos da Feira da Partilha de agosto deste ano que conseguiram comprar a Fazenda. Agora a Fazenda precisa construir mais casas para aumentar o número de acolhidos”, disse a idealizadora da Feira da Partilha, Regina Daux.

Cada casa que for construída, poderá abrigar mais 12 pessoas e os responsáveis pedem ajuda da comunidade e das empresas. “Os projetos das casas já estão prontos e se juntar algumas empresas, dá para construir o mais rápido possível. Temos pressa de salvar vidas, porque ajudamos o dependente e toda a família a sua volta se cura também. Essa fazenda em Paranaguá é a de número 113 no Brasil e a 169 no mundo”, completou Regina.

“Estamos muito felizes com a aquisição da chácara para fazer a Fazenda da Esperança em Paranaguá, para acolher pessoas que precisam de ajuda com essa droga que está tomando conta da região do litoral. Tudo no tempo de Deus, a gente tentou de várias maneiras e por fim apareceu essa fazenda para ser adquirida. É com muita felicidade que a gente conseguiu concluir esse projeto, mais um projeto da Feira da Partilha, mostrando eu a feira realmente realiza o que é proposto. Agradeço a comunidade, os nossos voluntários que se dedicaram, tivemos muitas entidades que foram participar da feira. Agradecer também as pessoas que foram lá comprar, que elas fazem parte deste sonho também”, frisou a coordenadora da Feira da Partilha, Lisangela Fagundes Faucz.

DIOCESE DE PARANAGUÁ

O Bispo Diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, participou da cerimônia simbólica para o início da Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Rosário do Rocio. “Essa entidade tem um carisma especial para resgatar dos vícios das drogas jovens e adultos. Nós tivemos a alegria de, no dia 14 de novembro, darmos início a um núcleo da Fazenda da Esperança aqui na nossa cidade de Paranaguá. É uma iniciativa dos leigos desta diocese e conta com a colaboração dos membros das nossas comunidades, mas da sociedade em geral, porque é um trabalho exigente, mas será feito com muita dedicação, com muito cuidado, as pessoas envolvidas já têm 40 anos de experiência, pois a Fazenda da Esperança completou 40 anos de existência, então são pessoas bem preparadas que podem realmente ajudar outros irmãos, estendendo a mão a eles para poder resgatá-los. A minha palavra de incentivo para nossa cidade, para que conheçamos este núcleo da Fazenda da Esperança aqui em Paranaguá, que possamos fazer esta realidade crescer com a nossa ajuda, ajuda da oração, ajuda econômica, para manter, reformar, ampliar o local a fim de atender muitos jovens”, disse o bispo.

FAZENDA DA ESPERANÇA

A Fazenda da Esperança é uma instituição católica, abençoada pelo Papa Bento XVI, e há mais de 165 unidades ativas no mundo inteiro. Os profissionais acolhem pessoas em tratamento de dependência química e, segundo os responsáveis, eles conseguem até 80% de recuperação das pessoas que lá estão.

“A Fazenda da Esperança é uma comunidade Terapêutica, sem fins lucrativos, que a 40 anos de vida, tem mais de 165 fazendas, atuando na recuperação voluntária de jovens e adultos, libertarem dos mais diversos vícios. Nosso programa de recuperação baseia-se, sobretudo, no “tripé”: Espiritualidade, Trabalho e Convivência, sendo necessário um período de um ano para dar dignidade àqueles que necessitam. Viemos para Paranaguá para somar forças com outras entidades já existentes para resgatar aqueles que necessitam”, explicou o responsável da Fazenda da Esperança em Paranaguá, Valdecir Ferreira.

Para a pessoa pleitear uma vaga, tem que escrever uma carta de próprio punho dizendo os motivos que quer essa vaga. Os responsáveis informam que o local e atendimento são totalmente gratuitos para os internos.

A Fazenda da Esperança funcionará em uma chácara na Colônia Santa Cruz, KM 3, na PR-508 (Rodovia Alexandra – Matinhos). A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga.

PREFEITURA DE PARANAGUÁ

“A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que veio para Paranaguá com a finalidade de ser uma aliada do poder público para propor o tratamento de pessoas que tenham se envolvido com drogas e precisam de uma alternativa de recuperação de forma humanizada e resolutiva. Certamente o alinhamento das políticas governamentais fortalecerá essa rede de proteção e a garantia de bons resultados para nossa cidade quanto a política de tratamento para dependentes químicos”, contou a secretária de Assistência Social de Paranaguá, Ana Paula Falanga.

plugins premium WordPress