Na sexta-feira, 18, a partir das 9h, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Paranaguá realizará, no Terminal Rodoviário Urbano, programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, data de reflexão e de luta em toda a sociedade do Brasil que ocorre no dia 18 de maio.
Sob o tema "Vamos juntos combater esta violência que atinge tantos inocentes", o presidente do CMDCA, Edmilson da Silva Costa, destacou a importância da participação dos cidadãos parnanguaras no evento que pretende fazer com que sociedade, Poder Público e entidades somem forças em prol da defesa das crianças e dos adolescentes, bem como no combate ao abuso sexual infantil e à pedofilia.
"A data de 18 de maio foi escolhida para ser como mobilização nacional contra violência sexual de crianças e adolescentes. Todos os conselhos do Brasil se mobilizam anualmente. Não é uma comemoração, é uma data para mobilização social, de conscientização da comunidade quanto ao combate a este abuso", comenta o presidente Edmilson Costa.
De acordo com ele, atualmente Paranaguá não possui uma base de dados atualizada sobre números envolvendo casos de exploração sexual infantojuvenil, porém o presidente do CDMCA, que também já foi conselheiro tutelar no município, destaca que o problema é presente não só em Paranaguá, como em diversos municípios do Brasil e precisa ser combatido por todos.
Segundo Costa, atualmente, junto com o conselho, existem 35 entidades atuantes em conjunto em prol da promoção de políticas públicas para crianças e adolescentes.
"Trabalhamos o ano todo em combate à violência infantojuvenil. O CMDCA, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, entidades ligadas ao Conselho estão em luta diária neste sentido. Trabalhamos também pedindo para que a sociedade nos ajude, denuncie, fique atenta a esta situação", complementa.
De acordo com ele, a parceria com a sociedade e um apoio mais maciço do Poder Público, tratando crianças e adolescentes como prioridade absoluta conforme entendimento legal, poderão fazer com que o problema da violência sexual contra adolescentes e crianças seja reduzido o máximo possível em Paranaguá.
"Tratar como prioridade crianças e adolescentes fará com que Paranaguá tenha um futuro melhor. O exemplo é o problema das drogas, que ocorre um índice muito alto de óbitos de adolescentes e jovens que estão se acabando. Esquecendo questões políticas, se a sociedade, Poder Público, entidades e órgãos se unirem, faremos com que nossa cidade seja diferente", destaca o presidente do Conselho.
PROGRAMAÇÃO
Segundo o presidente Edmilson Costa, uma abertura oficial será realizada com diversas autoridades municipais no Terminal Urbano às 9h de sexta-feira, 18.
"Será um dia com várias apresentações musicais e teatrais, com diversas entidades sociais e religiosas, tudo em torno do combate à exploração sexual de criança e adolescente", comenta.
"Serão realizados pedágios nas esquinas das principais praças e ruas, com grupos de jovens e adolescentes, entregando panfletos em prol da conscientização neste sentido", completa, destacando que o Terminal Rodoviário Municipal foi escolhido para centralizar programação por concentrar fluxo diário de milhares de parnanguaras. O encerramento está programado para as 17h no local.
"Convidamos toda a população a participar com a gente. Vamos lotar o terminal, importante somarmos forças com a Secretaria de Assistência Social, que irá nos apoiar, e com todas as entidades", finaliza o presidente.