conecte-se conosco

Cidadania

Secretaria Municipal de Inclusão realiza formatura de 160 alunos no curso de Libras

“Esses formandos, ao dominarem a Libras, tornaram-se pontes vivas entre as comunidades surda e ouvinte, fortalecendo os laços que nos unem como sociedade”, disse Camila Leite

Publicado

em

Fotos: SEMI

A noite de terça-feira, 5, foi de celebração, conquistas e inclusão. A prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Inclusão (SEMI), realizou no Teatro Municipal Rachel Costa a formatura de mais 160 alunos no curso de Libras.

Em julho deste ano, foram 110 formandos. Já no dia 30 de novembro, 68 professores e educadores da rede municipal estiveram recebendo suas certificações, totalizando 338 pessoas certificadas. Os cursos de Libras são ofertados em uma parceria com a Unespar campus de Paranaguá.

A secretária Municipal de Inclusão de Paranaguá, Camila Leite, destacou ser um momento ímpar. “Celebramos com alegria e orgulho a formatura de 160 alunos no curso de Libras, uma iniciativa valiosa oferecida gratuitamente pelo município através da Secretaria de Inclusão. A importância desse curso transcende as habilidades linguísticas adquiridas. Ele se destaca como um símbolo tangível do compromisso em promover a inclusão e superar as barreiras da comunicação. Cada aluno agora carrega consigo a capacidade não apenas de se comunicar na Língua Brasileira de Sinais, mas também de ser um agente de mudança e sensibilização em prol da inclusão”, destaca Camila Leite, celebrando a noite especial de formatura e parabenizando os formandos. “A noite de ontem foi especial não apenas pelos diplomas recebidos, mas pela atmosfera de solidariedade e celebração da diversidade. Esses formandos, ao dominarem a Libras, tornaram-se pontes vivas entre as comunidades surda e ouvinte, fortalecendo os laços que nos unem como sociedade. Que essa formatura seja o marco de uma jornada contínua de aprendizado, compreensão e construção de uma comunidade mais inclusiva. Parabéns a todos os formandos, suas famílias e à comunidade que abraça a diversidade como um valor fundamental”.

A Pasta informa que a partir de fevereiro de 2024, estarão sendo abertas novas turmas. A divulgação acontecerá através da página Secretária Municipal de Inclusão de Paranaguá nas redes sociais.

LIBRAS

Há 20 anos, a Libras é reconhecida pela constituição brasileira como Língua oficial no país. Ela não pode ser entendida como segundo idioma oficial, mas um instrumento legal de comunicação.

Muitas pessoas acreditam que apenas quem têm surdos na família ou que trabalham com pessoas com deficiência auditiva precisam aprender Libras. Contudo, aprender a comunicação dos surdos é essencial para a inclusão de todos na sociedade.

Aprender Libras é uma atividade que promove a inclusão social de pessoas surdas, além de ser benéfica para quem decide conhecer mais sobre esse idioma para a sociedade.

plugins premium WordPress