conecte-se conosco

Cidadania

Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual recebe aparelhos para avaliação de acuidade

Marcelo Roque enfatizou a importância de mais um investimento na saúde, dessa vez na área da inclusão

Publicado

em

Na tarde de terça-feira, 14, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família e Secretaria Municipal de Inclusão realizaram a cerimônia de entrega para o Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual (CAEDV), de dois aparelhos Adam Robô, um para atender o público infantil e o outro para o público adulto, com o objetivo de realizar avaliação de acuidade visual, sendo utilizado principalmente em Triagem visual e exames de rotina e acompanhamento. O evento foi realizado nas dependências do CAEDV.

Participaram do evento o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, coordenador de Políticas da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Felipe Braga Cortes,secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, criador do Adam Robô Juliano Santos, autoridades municipais, assim como representantes da comunidade.

O equipamento Adam Robô é um avançado teste de acuidade visual, que desempenha um papel crucial na avaliação e no acompanhamento da saúde ocular das pessoas com deficiência visual. Com a entrega desses dispositivos ao CAEDV, ampliam-se as possibilidades de diagnóstico precoce e de intervenções assertivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos pela instituição.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou a importância de mais um investimento na saúde, dessa vez na área da inclusão. “É um dia muito importante aqui na Secretaria de Inclusão e eu quero agradecer ao governo do Estado, a Secretaria de Assistência Social e da Família, hoje aqui representada pelo Felipe Cortes, que também é uma pessoa que luta muito pela causa e trouxe o empresário que doou esse equipamento de ponta, o Adam Robô, que ajuda a fazer o exame rapidamente”, disse Marcelo Roque, destacando que dois profissionais de oftalmologia serão contratados para no município para atender a área de saúde. “Então a parceria é importante e ajuda muito as nossas crianças e a gente está muito feliz de poder estar investindo na inclusão, investindo nos nossos PCDs, nos nossos autistas. São quase mil atendimentos por semana que nós temos na inclusão”, completou.

O coordenador de Políticas da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Felipe Braga Cortes, destacou a parceria do Governo do Estado com o município. “O Governo do Estado tem olhado com muito carinho para as pessoas com deficiência, e aqui é mérito do secretário Rogério Carboni, que por várias vezes estivemos aqui em Paranaguá. A escolha do Adam Robô foi por questões técnicas, pela estrutura que Paranaguá possui e foram destinados dois equipamentos, que vão fortalecer o que já está acontecendo, que é o exame da acuidade visual para as crianças das salas de aula é muito importante”, enfatizou Cortes.

Ele também que recentemente foi criado no Estado o Fundo da Infância Adolescente. “Recentemente, com a aprovação do governador Ratinho Júnior, nós temos o primeiro fundo estadual da pessoa com deficiência do Brasil e esse fundo vai poder repassar recursos aos fundos municipais da pessoa com deficiência. Então a gente está e quer a ajuda de vocês da imprensa do litoral para que os municípios da região tenham os seus conselhos municipais da pessoa com deficiência, e assim como os fundos municipais da pessoa com deficiência, que é um processo novo. Então peço ajuda para vocês para passar essas informações e também aos municípios que estão aqui vizinhos conhecer essa estrutura, pois nada é possível e sim dá para fazer na escala de cada município, o que está sendo feito aqui enquanto inclusão”, destacou o coordenador.

A secretária de Inclusão, Camila Leite, comemorou mais esta conquista para a inclusão. “Este novo espaço foi inaugurado graças ao apoio e investimento do prefeito Marcelo Roque, onde a gente atendia 47 crianças. E hoje, aqui a gente atende mais de 80 crianças e adolescentes. E com esse investimento, com o Adam Robô, a gente vai atender muito mais. Lembrando que o diagnóstico, a avaliação feita no robô, sai em cinco minutos e é como se fosse uma laminasse para levar para o médico. Então o médico oftalmologista, através do QR Code, consegue ter a avaliação e indicar o melhor tratamento para essas crianças. E enfatizamos que aqui o espaço é aberto para a população”, disse Camila Leite.

Juliano Santos, criador do Adam Robô explica que o equipamento é prático e simples. “Ele faz o teste de acuidade visual.  Que é um teste rápido de visão, ou seja, é o teste de visão com inovação. Ele usa o nosso equipamento que é o hardware e usa parte do software que é a inteligência artificial, com isso a gente traz um resultado no final do teste. Então o Adam, ele faz a descoberta, ele faz a sinalização do que a pessoa pode apresentar e ele potencializa a ida do paciente ou da pessoa, até o consultório oftalmológico, antes de ela ficar cega. Esse é o grande segredo, pois 80% dos casos de cegueira, dos problemas de visão, eles são evitáveis e muitos deles são indolores e assintomáticos. Então o Adam trabalha na prevenção da saúde contra a cegueira. Se a pessoa tem tendência à cegueira, passou por ali, ele já indica. Vai descobrir. O índice de acerto hoje está entre 96% a 98% de acertos com o resultado do Adam”, explica Santos.

Novidade na Inclusão

Ao terminar o evento, o prefeito Marcelo Roque informou aos presentes que no mês de julho, será implantado no município a terapia com cavalos, a equoterapia. “Nós já temos um profissional já contratado pelo município que vai dar o treinamento ao cavalo, e um profissional também para fazer esse atendimento”, informou o prefeito. 

Em alta

plugins premium WordPress