Na quinta-feira, 26, caminhoneiros que aguardavam para carregar ou descarregar cargas no Porto de Paranaguá puderam participar do “Porto em Ação”, no Pátio de Triagem. Durante todo o dia, eles conferiram uma programação especial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) com a oferta de diversos serviços como palestras, exames, vacinação e atividades de cidadania.
Para isso, a iniciativa contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Prefeitura de Paranaguá, ONGs e empresas parceiras. Os caminhoneiros tiveram a oportunidade de fazer exames de sangue, aferição da pressão arterial, vacinas contra hepatite e gripe, palestra sobre segurança na estrada, cortes de cabelo e ainda participar de palestras de conscientização e educação ambiental.
Vacinas contra hepatite e gripe foram disponibilizadas pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SESA)
O diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, afirmou que o objetivo é integrar os trabalhadores que passam pela cidade diariamente. “Paranaguá recebe milhares de caminhoneiros todos os meses. A intenção é que estes profissionais também possam comemorar o aniversário da cidade e recebam serviços de cidadania e saúde, enquanto aguardam para carregar ou descarregar produtos”, explicou Fregonese.
Ele ainda lembrou que a qualidade do atendimento no Pátio de Triagem melhorou muito e hoje o caminhoneiro pode contar com um espaço adequado enquanto aguarda pela carga ou descarga. “Além de realizar as edições do Porto em Ação, temos uma preocupação constante com o bem estar dos motoristas. Nosso pátio público conta com infraestrutura, segurança, Internet gratuita e serviços de habilitação e veículos, em um posto do Detran exclusivo para o uso dos caminhoneiros”, completou diretor-presidente da APPA.
Evento contou com a participação do Detran-PR que ofereceu consultas sobre a situação da habilitação e do veículo
OPORTUNIDADE
A motorista Jussara Tumeleiro atua na função há mais de dez anos, ela é de Pato Branco e passa pelo Pátio de Triagem duas vezes por semana. Desta vez, pôde aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicose, serviços que para ela são indispensáveis para quem vive na estrada. “Acho bastante interessante. A gente que está na estrada, nem sempre tem acesso ao posto de saúde para fazer exames e, às vezes, a nossa alimentação se torna um pouco precária pelo fato de não termos local para estacionar. Nem sempre temos uma fruta disponível e é mais difícil seguir uma alimentação saudável”, explicou a motorista.