Odete e Pompeu se conheceram no espaço e celebraram o amor com amigos, familiares, diretoria e colaboradores do Abrigo dos Idosos
No sábado, 8, o Abrigo dos Idosos – Sociedade de Assistência aos Necessitados de Paranaguá sediou um casamento que provou que, de fato, não há limites de idade ou de saúde para o amor. Odete Santana, de 86 anos, e Pompeu Garcia, de 70, se casaram na Capela Fonte e Luz, que fica localizada na parte externa do Abrigo, com presença de familiares, amigos, diretores e funcionários do espaço, entidades parceiras e do presidente do Abrigo dos Idosos, Therbio Castro da Silva.
Além da idade, o amor entre os dois supera outros limites. Seu Pompeu perdeu a fala por conta de problemas de saúde e dona Odete é analfabeta, sendo que os dois escrevem bilhetes para se comunicar com ajuda dos funcionários do Abrigo. Eles começaram a namorar em 2018. Segundo eles, foi amor à primeira vista e o objetivo dos dois é um cuidar do outro, sempre com muita educação e afeto. Eles decidiram oficializar o relacionamento antes de 2019 e adentraram de cadeira de rodas na capela para se casar.
Moto clubes e diversas entidades colaboraram na organização do casamento (Foto: Monica Couto Meyer Borges)
"Foi muito gratificante para todos nós do Abrigo dos Idosos organizar e participar do casamento do Seu Pompeu e Dona Odete. Eles demonstram claramente que as dificuldades e a idade jamais podem impedir que o amor e o respeito prevaleçam. Agradecemos aos moto clubes, GCM, colaboradores e todos que nos ajudaram no casório e na festa posterior, inclusive com doações", afirma o presidente do Abrigo dos Idosos, Therbio Castro da Silva. Ele destaca que a instituição está sempre à disposição de organizações religiosas e comunitárias, entidades e empresas, para firmar parcerias em prol do desenvolvimento do Abrigo e pela qualidade de vida dos idosos.
Em um altar enfeitado, com direito a penteado e roupa especial nos noivos, os dois disseram o sim. Moto clubes de Paranaguá e do litoral, entre outras entidades da região, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e vinda do Papai e Mamãe Noel, ajudaram na organização da festa com a diretoria do Abrigo dos Idosos e familiares dos noivos. Trinta e oito idosos do Abrigo participaram de toda a cerimônia. Dona Odete e seu Pompeu receberam vários presentes de casamento.
CAPELA REVITALIZADA
A Capela Fonte e Luz do Abrigo dos Idosos foi revitalizada e reaberta neste mês e sediou de forma inédita um casamento entre dois membros do local. O espaço é ecumênico e aberto a todas as agremiações religiosas de Paranaguá e do litoral para uma palavra de fé e de conforto aos idosos, bem como para ações beneficentes e visitas.
Noiva adentrou na capela na companhia do Papai Noel e da Mamãe Noel, com direito a presentes e festa com churrasco e som ao vivo (Foto: Monica Couto Meyer Borges)