Escola de Samba União da Ilha dos Valadares, atual campeã do Carnaval de Paranaguá, vai mostrar no desfile o enredo “Negra mulher guerreira da África para o mundo. A União da Ilha vem te exaltar”. Os trabalhos iniciaram em dezembro e seguem em ritmo acelerado para que tudo saia da forma como foi planejado.
De acordo com o presidente da agremiação, Edvaldo Pedro, tudo está sendo feito na Ilha dos Valadares. “Não compramos nada pronto, nem mesmo as alegorias. Estamos fazendo tudo aqui. Nosso desfile vai ser marcado pela originalidade”, antecipa.
A Ilha vai desfilar com aproximadamente 400 componentes distribuídos em dez alas e três carros alegóricos. Uma das novidades está no coração da escola: a bateria. Isso porque o mestre de bateria, Luciano Mocambo, introduziu alguns instrumentos da cultura africana, como, por exemplo, os atabaques, abraçando de fato o enredo.
Desde que foi anunciado, o enredo vem ganhando repercussão e aprovação dos mais diferentes segmentos sociais. Edvaldo ressalta que o tema é polêmico, pois representa a história da força e resistência da mulher negra, que é símbolo de luta.
“É um tema alinhado ao nosso tempo e através dele o passado mitológico da África, que é o berço da civilização. A luta da mulher por seus direitos e identidade gera uma cultura de resistência e força que vem ganhando espaço e respeito”, destaca.
Ele frisa também sobre os investimentos que já estão em R$ 80 mil.
“Os produtos estão muito caros, por isso temos que vencer mais esse desafio para colocar uma escola de samba na avenida. Contamos com o apoio da comunidade que é apaixonada por Carnaval e sempre está ao nosso lado”, destaca.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira continua com Taymisson Santos e Iara Zamboni. A rainha da bateria é Sura Vieira, a qual já esteve à frente dos ritmistas no ano passado.
A União da Ilha já conquistou o título do Carnaval parnanguara sete vezes: 2002, 2004, 2012, 2014, 2015, 2016 e 2018. Os ensaios da bateria acontecem na praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares, de segunda à sexta-feira, com início às 20h.
Confira a letra do samba
NEGRA, ÓH MULHER NEGRA, A JOIA RARA É VOCÊ
QUE BRILHA EM CADA AMANHECER
AMOR PRA VIDA INTEIRA
CHEGOU A VERDADEIRA GUERREIRA
O TOQUE DO TAMBOR ANUNCIOU
A LUZ DE ORUM A ILUMINAR
O AYE SE TRANSFORMOU
SOB A BÊNÇÃO DE ORUMILÁ
BAOBÁ, SÍMBOLO DE FORÇA E RESISTÊNCIA
DA SUA RAIZ VEM A ESSÊNCIA, TODA ESSA AFRICANIDADE
É ANCESTRAL, CULTURAL
EXEMPLO DE LUTA E CORAGEM
SUA HISTÓRIA O DESTINO MARCOU
DE ALMA FERIDA, A ESCRAVA NAS MÃOS DO FEITOR
É SANGUE, É SUOR NA PELE SEM DÓ, CHIBATA
E SE FUGIR PRA MATA, CHIBATA
LAVOURAR, CANTANDO COM FÉ
NA DEVOÇÃO AOS ORIXÁS, AXÉ
QUEBRAM-SE OS GRILHÕES, LIBERDADE
SERÁ MEU DEUS, SERÁ VERDADE?
O FIM DA ESCRAVIDÃO, UMA NOVA ERA
BEM-VINDO AO MUNDO, O MUNDO TE ESPERA
BRILHA NEGRA MULHER
NOS PALCOS, NO CANTO E NA DANÇA
NOS SEUS IDEAIS A ESPERANÇA
NO ESPORTE, CONSAGRAÇÃO
AO PRECONCEITO EU DIGO NÃO
A UNIÃO DA ILHA TE ABRAÇA
NA BELEZA DA COR, NO ORGULHO DA RAÇA