A tradicional Banda de Guaratuba entra na Avenida na segunda-feira, 12. A banda foi criada em 1982, em uma brincadeira que reuniu amigos e um grupo pequeno de foliões.
[videofacebook]1697854670237946[/videofacebook]
HISTÓRIA
Com um tambor e uns pistões, sobre um jipe velho, saíram da Avenida Ponta Grossa em direção à praia e, depois, pela avenida principal de Guaratuba até a Praça Central. Ao chegar à avenida, mais de 200 pessoas pulavam em volta do jipe e da banda que nascia, cantando e dançando marchinhas tradicionais de Carnaval, em uma festa que entrou madrugada adentro. A iniciativa foi do empresário Renato Trombini, com os amigos Fernando Lamarão, Arthur Leme Neto, Tobias de Macedo Filho, Rosaldo Malucelli, João Candido Cunha Pereira, Gil Justus, Beto Justus e outros foliões.
De lá pra cá, a brincadeira do jipe na Avenida cresceu e inaugurou o Carnaval do trio elétrico no litoral do Paraná, juntando milhares de foliões todos os anos, com músicos profissionais e show de fogos de artifício. A novidade esse ano é o Carnaval das Crianças que também será com desfile de trio elétrico, chamado de Bandinha de Guaratuba, uma homenagem aos 36 anos da banda.
O Carnaval em Guaratuba nesse ano tem três dias de festa, com trios elétricos todos os dias, concurso de blocos carnavalescos e o desfile da Escola de Samba Unidos de Guaratuba.
A partir de 1988, a banda desfila sempre na segunda-feira do Carnaval, dia que sempre ultrapassa a expectativa de público do ano anterior. Em 2017, segundo estimativa, desfilaram com a banda cerca de 300 mil pessoas.
NOITE DE FOLIA
A esperada Banda de Guaratuba, cantando as marchinhas e sambas eternos do Carnaval brasileiro, inicia a festa às 21h na Avenida Ponta Grossa e, segue pela Avenida 29 de Abril, terminando na Praça Coronel Alexandre Mafra. O último dia de festa vai até às 3h da madrugada com os trios elétricos animando os foliões.
Letra da marchinha de Carnaval da Banda de Guaratuba:
Composto por César Costa Filho e Heitor Valente (1986)
“Começa na Ponta Grossa, termina ali na praça
O melhor de tudo, que ela é nossa
É muito boa e é de graça.
Quem cai a gente segura,
Quem não cai a gente derruba.
Pois sai da frente que vai passar,
Em primeiro lugar, a Banda de Guaratuba.”
Fonte: Prefeitura de Guaratuba