A Folha do Litoral News recebeu na tarde de ontem, 15, parte do secretariado de Paranaguá, além do prefeito Marcelo Roque e da primeira-dama, Amanda Roque, para o Café com Lideranças. Eles foram recepcionados pelos diretores deste periódico, Antonio Saad Gebran Sobrinho, Jacqueline Guimbala e Luiz Bonzatto.
Marcaram presença o secretário do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque; o secretário de Segurança, João Carlos Silva; de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra; de Planejamento e Gestão, Sílvio Loyola; da Fazenda e Orçamento, Maurício Coutinho e o secretário de saúde, Paulo Henrique Oliveira.
O momento foi oportuno para o debate sobre a atuação das pastas nestes primeiros sete meses de gestão. Os secretários municipais, assim como o prefeito, citaram alguns dos desafios do Poder Executivo e as ações mais importantes desenvolvidas na cidade, as quais apresentaram resultados importantes para os munícipes em diversas áreas. Confira o que foi destacado pelos secretários e pelo prefeito Marcelo Roque:
“O que está dando certo no início da nossa gestão é união entre os secretários. Agradeço ao Gebran, a Jacqueline e ao Luiz o convite para o Café, pois podemos trocar uma ideia para que o jornal possa saber o que está acontecendo no município. A união é o que venho pregando desde o início da nossa gestão. As anteriores deram errado devido a brigas, pelo poder, pela vaidade e isso não acontece na nossa gestão. Isso é muito bom para o povo de Paranaguá. Não tem como não haver parceria entre as secretarias, eles estão trabalhando em conjunto, porque uma coisa puxa a outra e todos estão trabalhando pelo município.”
Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque
“Tenho visitado os secretários, preocupada com o município. Tenho uma amizade muito grande com todos os secretários e procuro ajudar no trabalho da Provopar com a Morgana. Não é fácil administrar uma cidade e tenho feito tudo para acompanhar o Marcelo.”
Primeira-dama, Amanda Roque
“Na minha área, que tem a ver com as receitas e despesas do município, a principal que fizemos foi a equalização do nosso déficit em relação à folha de pagamento. Nós pegamos um índice acima do limite prudencial, foram quatro meses que a administração trabalhou com uma folha enxuta, a estrutura foi reduzida. Sou servidor de carreira e tive que levar isso e trazer o servidor para trabalhar comigo, para entender que somos um conjunto e precisávamos trabalhar para o município. Conseguimos equalizar e, com isso, fazer novas contratações para suprir alguns locais.”
Secretário da Fazenda e Orçamento, Maurício Coutinho
“O que mais pesou nestes sete meses foi aumentar a autoestima dos nossos profissionais, melhorar a saúde deles e tivemos bastante avanços. Conseguimos colocar em andamento obras que estavam paradas, conseguimos mexer no Jardim Iguaçu, que já estava um mito, duas ampliações de creches, a reforma da escola Caic. Agora em outubro vamos inaugurar o Centro de Avaliação psicoeducacional e saúde do professor. Em pouco tempo, trabalhando com os nossos profissionais e valorizando as boas práticas, este foi o diferencial da gestão.”
Secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra
“Gostaria de agradecer à Folha do Litoral News pelo convite. O que posso destacar em segurança pública, foi a aquisição de 286 coletes para os guardas municipais, isso já é realidade, todos já possuem o seu colete. E como eu sendo secretário posso pedir para que eles proporcionem segurança pública para a população, sendo que nem eles possuem a deles. Tivemos a aquisição também das 100 armas, as sete motos entregues no aniversário da cidade. O grande 'plus' da Secretaria foi a academia de formação e capacitação dos guardas municipais, colocando-a entre as quatro melhores do Estado do Paraná. houve um avanço muito grande, visto por mim e pela população.”
Secretário de Segurança, João Carlos Silva
“A Secretaria de Planejamento e Gestão gere os projetos de cada secretaria. Nestes sete meses já demos andamento nos projetos da educação, aprovamos um projeto que estava parado relacionado a esporte , que será implantado no Jardim Esperança, obra de R$4 milhões. Vamos continuar o projeto para finalizar o restaurante escola, que é uma obra muito antiga. A licitação para obra no Mercado do Café já está em andamento, que é para climatização e reforma. Temos ainda a Estação Ferroviária, que estava parada a muito tempo e precisava de atenção. No primeiro meio ano, é um período de planejamento de todas as secretarias, de pensar em o que vai fazer nos próximos três anos e meio. Essa frequência de trabalho tem que continuar no mesmo ritmo.”
Secretário de Planejamento e Gestão, Sílvio Loyola
“Nós temos hoje a qualificação da mão de obra, que hoje é muito importante para dar o primeiro emprego para as pessoas que mais necessitam. Nós estamos com algumas parcerias com o CIEE e temos novidades para este segundo semestre, como a inclusão de mais 400 vagas de emprego. Mas a qualificação da mão de obra hoje é o nosso carro-chefe. Somos a segunda cidade do Paraná que mais oferta vagas de emprego, tudo isso só nos faz mais força para trabalhar e conseguir os nossos êxitos na secretaria.”
Secretário do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque