conecte-se conosco

Café com Lideranças

Presidente da Cacileste Mulher visita Paranaguá

Suelen Mota falou sobre o desenvolvimento de lideranças femininas

Publicado

em

A Cacileste Mulher (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná) supervisiona e orienta os municípios que têm atividades voltadas para a mulher empreendedora. A presidente, Suelen Mota Tavares de Bona, esteve em visita a Paranaguá, na quarta-feira, 6, para conhecer de perto o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). Ela foi recepcionada na Folha do Litoral News pela presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala.

Participaram da visita o consultor Laertes Wille, o ouvidor geral da Aciap, Rhenne Hamud Hamud, a relações públicas da Aciap, Regina Lucia Correa, e o diretor administrativo da Folha do Litoral News, Luiz Carlos Alves Bonzatto.

Suelen Mota, acompanhada do consultor Laertes Wille, foi recepcionada pela presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, pelo ouvidor geral da Aciap, Rhenne Hamud Hamud, pela relações públicas da Aciap, Regina Lucia Correa, e pelo diretor administrativo da Folha do Litoral News, Luiz Carlos Alves Bonzatto

Atualmente, a Cacileste orienta os municípios que possuem o Conselho da Mulher, os quais difundem o associativismo feminino e dá suporte para empreendedoras, valorizando a mulher como empresária e dona do seu próprio negócio.

A presidente da Cacileste Mulher, Suelen Mota Tavares de Bona, contou que atualmente são 13 Conselhos da Mulher abertos na região.

“Podemos pensar, por que precisamos empoderar as mulheres e criar conselhos se somos todos iguais? Mas, devido a nossa história de machismo, da mulher não poder trabalhar, não poder estudar, isso tudo está enraizado na nossa cultura. Quando fui para o mercado comecei a ver a insegurança das mulheres empreendedoras que não conseguiam coisas básicas para as empresas por acharem não ser possível. Entrei no associativismo e vi uma forma de ajudar essas mulheres”, disse Suelen.

Lideranças femininas

Dessa forma, um dos objetivos dos conselhos é promover a união entre as empreendedoras. Segundo Suelen, há mais de 20 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, ocupando o 38.º lugar no ranking de lideranças femininas. “A nossa mão de obra é mais qualificada, estuda mais, vive mais e ainda não consegue se colocar em cargos nas universidades. A baixa ambição e a autoestima são um desafio a ser superado e é isso que trabalhamos nos conselhos, queremos atrair essas mulheres para desenvolver lideranças”, afirmou Suelen.

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, e a presidente da Cacileste Mulher, Suelen Mota, debateram sobre o associativismo feminino

Os conselhos formados por mulheres empresárias dentro do associativismo geram capacitações para a formação de novas líderes, sensibilizam mulheres sobre a importância de assumir compromissos em organizações, identificam lideranças femininas para compor diretorias das entidades, assim como mobilizam novas associadas.

“Existem alguns preconceitos que acham que o conselho da mulher é uma reunião para fazer café e por as fofocas em dia. Ou algumas mulheres acham que é um grupo elitizado, só de grandes empresárias e não é isso. Queremos quebrar esses paradigmas, se a mulher é empreendedora, desde o MEI até empresas maiores, está dentro do Conselho. Nosso foco é desenvolver a liderança, fortalecer a mulher no seu lado pessoal também, e consolidar a imagem da mulher empresária na sociedade civil”, salientou Suelen.

A presidente da Cacileste conclui deixando uma mensagem às empreendedoras. “Faça o que você nasceu para fazer. Você só precisa de autoconfiança e posicionamento”, ressaltou Suelen.

Conselho da Mulher em Paranaguá

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, afirmou que o objetivo é atuar como instrumento para que as lideranças femininas apontem suas dificuldades e proponham alternativas positivas para a comunidade empresarial.

“O Conselho da Mulher Executiva da Aciap atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada”, explicou Jacqueline.

Em alta

plugins premium WordPress